Num sistema a uma determinada pressão e temperatura, dois gases, A e B, inodoros e incolores, reagem entre si na proporção de 1 volume de A para 3 volumes de B, gerando 2 volumes de um gas irritante, C. Quando 3 volumes do gás de A e 6 volumes do gás B forem submetidos às mesmas condições, o volume final do sistema será?
Soluções para a tarefa
1 A + 3 B → 2 C
Pela lei volumétrica de Gay-Lussac, a proporção de 1 : 3 : 2 entre os volumes deve ser mantida. Então, se o volume de A foi para 3, o volume de B teria que triplicar também, ou seja, ir para 9. Porém, não foi isso o que aconteceu, pois o volume de B passou para 6. Isso significa que o reagente B é a substância limitante dessa reação, e o A é a que está em excesso, logo nem todo volume de A reagiu.
Para o volume de B igual a 6, o volume de A que reagirá (seguindo a proporção) será de 2, formando 4 volumes de C:
2 A + 6 B → 4 C
Mas foram colocados para reagir 3 volumes de A, então sobra 1 volume de A no final sem reagir:
3 A + 6 B → 4 C + 1 A
Assim, o volume total obtido é de 5.
O volume final desse sistema será de 5 unidades de volume.
Como determinar o volume final do sistema?
Inicialmente, devemos relembrar da Lei de Gay-Lussec, que postula que a proporção na reação química entre os volumes dos diferentes gases deve ser mantida. Portanto, sabemos que a proporção é 1:3:2, já que:
1A + 3B ⇒ 2C
Sabendo que há 3 volumes de A e que a reação deve manter a proporção, temos que:
3A + 9B ⇒ 6C
Entretanto, para haver o consumo de todo o gás A, deve haver 9 volumes de B, o que não está presente. Portanto, como há apenas 6 volumes de B, evidencia-se que apenas 2 unidades de A serão consumidas, para formar 4 unidades de volume de C, como expresso na reação a abaixo:
2A + 6B ⇒ 4C
Portanto, ao final da reação, é possível afirmar que há 4 unidades de volume de C e 1 unidade de volume de A. Ou seja, o volume final são 5 unidades de volume.
Saiba mais sobre Gay-Lussac em: brainly.com.br/tarefa/28497563
#SPJ2