Num salto de paraquedas, o paraquedista desceu com velocidade escalar numa trajetória retilínea e inclinada em 45º em relação ao solo. Durante esse movimento,a força resultante que atuou no paraquedista: * 4 pontos teve módulo diferente de zero, direção vertical e sentido para cima. foi nula, já que o movimento foi retilíneo e uniforme. teve módulo igual ao peso do paraquedista, direção vertical e sentido para baixo. teve módulo diferente de zero, direção inclinada em 45º e sentido para o solo. foi nula, devido à inclinação da trajetória.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança.
Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?
A Figura (Foto: Reprodução)
B Figura (Foto: Reprodução)
C Figura (Foto: Reprodução)
D Figura (Foto: Reprodução)
E Figura (Foto: Reprodução)
resolução
Esquema sobre a questão (Foto: Reprodução/UERJ)
Esquema sobre a questão (Foto: Reprodução/UERJ)
Ao soltar do avião, a força resultante para baixo que atua sobre o paraquedista vai diminuindo por conta do aumento da força de resistência do ar com a velocidade, até o momento em que a força resultante seja nula e a velocidade seja constante, ocorrendo no instante TA. Nesse instante a partir do momento que o paraquedas for aberto irá surgir uma nova força resultante para cima, de modo que a velocidade irá sofrer uma redução até que seja atingido um novo valor de velocidade final (aceleração nula).
RESPOSTA CORRETA:
B Figura (Foto: Reprodução)