Num dia de ar seco, um professor esfregou um balão de borracha em uma flanela, também seca. Em seguida, aproximou o balão da cabeça de um aluno e a turma observou que os fios de cabelo do aluno foram atraídos em direção ao balão, conforme mostra a figura. O fenômeno é explicado pela transferência, durante o atrito do balão com a flanela, de partículas componentes da matéria denominadas *
Soluções para a tarefa
As partículas componentes da matéria responsáveis por esse fenômeno são denominadas "elétrons". E o fenômeno responsável pela transferência desses elétrons é chamada de eletrização por atrito.
O que é eletrização por atrito?
A eletrização por atrito é caracterizada pelo atrito gerado entre dois corpos de composição e número atômico distintos, o que gera desequilíbrio em relação ao número de prótons e elétrons presente no átomo.
Os prótons, no entanto, são partículas pesadas, constituintes do núcleo atômico, e por isso, não são perdidos ou recebidos durante o atrito.
Assim, uma vez gerada a fricção, são os elétrons que irão abandonar um dos corpos, fazendo com que o corpo que perder elétrons fique carregado positivamente, enquanto o outro fica carregado negativamente.
Portanto, quando dois materiais diferentes são atritados, um irá perder elétrons para o outro, provocando a eletrização e na tentiva de re-equilibrio, a atração.
Para saber mais sobre a eletrização por atrito, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25806875