Num determinado lago, a quantidade dos organismos do fitoplâncton é controlada por um crustáceo do gênero Artemia, presente no zooplâncton. Graças a esse equilíbrio, a água permanece transparente. Depois de um ano muito chuvoso, a salinidade do lago diminuiu, o que permitiu o crescimento do número de insetos do gênero Trichocorixa, predadores de Artemia. A transparência da água do lago diminuiu.
Considere as afirmações;
I. A predação provocou o aumento da população dos produtores.
II. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores secundários.
III. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores primários.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e III.
e) II e III.
Soluções para a tarefa
D- por que se a população de consumidores primários diminuir os produtores aumentam. A Trichocorixa é um consumidor secundário nessa cadeia, assim fazendo a diminuição dos consumidores primários
Olá!
O crustáceo do gênero Artemia, presente no zooplâncton (consumidor primário), controla a quantidade dos organismos do fitoplâncton (produtor primário dos oceanos), situação essa que estabelece e representa o estado de equilíbrio ambiental da cadeia trófica marinha.
Devido às condições meteorológicos de aumento das chuvas, a salinidade diminui e com isso, cresceram o número de insetos Trichocorlxa que são predadores do crustáceo, o que aumento o índice de predação, acarretando em uma redução na população de Artemia.
Com a redução de Artemia, que significa aumento da predação de zooplâncton (redução da quantidade de consumidores primários), houve consequentemente, um aumento na quantidade de produtores primários (fitoplânctons).
Portanto, as assertivas I e III estão corretas.
Alternativa D.