num composto sendo X o cation e Y o anión , e a fórmula XY2, provavelmente os átomos X e Y no estado normal tinham quantos elétrons na camada de valência? 50 PONTOS
Soluções para a tarefa
Resposta: O átomo X tinha 2 elétrons e o Y tinha 7 elétrons na camada de valência.
Explicação: Para a fórmula XY2 ser eletricamente neutra, é preciso que a carga do cátion seja numericamente igual à carga somada dos dois ânions. Como o cátion doa 2 elétrons para os ânions, significa que a carga do cátion é 2+ e de cada ânion é -1. Significa que para completarem seus octetos, o átomo X precisou perder 2 elétrons e cada ânion precisou ganhar 1 elétron. Logo X tinha 2 elétrons e Y tinha 7 elétrons em suas camadas de valência. X poderia ser um metal alcalino-terroso (grupo 2 da tabela periódica) e Y seria um elemento químico do grupo 7, dos halogênios.
X é um cátion, portanto doa elétrons, observamos que o átomo em questão doou 2 elétrons, utilizando o mesmo pensamento, Y é um ânion, recebeu 2 elétrons, logo, analisando que X por doar 2 elétrons e as reações químicas acontecem na eletrosfera e utilizam os elétrons da camada de valência para realizar as ligações, podemos afirmar que X possui 2 elétrons. Todavia, foi necessário dois átomos do Y para receber os elétrons do X e levando em consideração a regra do octeto, podemos afirmar que cada elétron torna o Y estável, logo o Y tem 7 elétrons na cama de valência.
Resposta Final
X ➱ 2 elétrons na camada de valência
Y ➱ 7 elétrons na camada de valência