Num casamento em que o homem é de visão normal para as cores e sua esposa e também normal, porém filha de um homem daltônico, os filhos poderão ser: a) todas as filhas normais e os filhos daltonicos.
b) filhas normais, filhas portadoras, filhos normais e filhos daltônicos
c) todos os filhos normais e as filhas daltônicas.
d) filhas portadoras e filhos normais, apenas.
Resposta letra B, porque?
Soluções para a tarefa
Primeiro devemos saber que o daltonismo é uma doença recessiva, e o gene que o causa está localizado em uma porção do cromossomo X.
O exercício fala que a esposa é filha de um homem daltônico, porém possui visão normal para as cores. Podemos concluir, então, que o genótipo dela é
Supondo que o marido seja apenas DD, os filhos do casal terão:
(obs: não irei colocar mais o x para indicar o cromossomo)
Caso seja menina: DD (um da mãe, outro do pai) ou Dd.
Nesse caso, haverá filhas normais e filhas portadoras.
Caso seja menino o cromossomo X é proveniente apenas da mãe, já que o homem fornece o Y. Assim, teremos: D para filhos normais ou então d para filhos daltônicos.
Resultado: Letra B.
Espero ter ajudado.
O daltonismo é uma condição relacionada ao cromossomo X, ou seja, é um tipo de herança ligada ao sexo e que apresenta um padrão recessivo, visto que precisa se apresentar de forma homozigótica para poder manifestar suas características.
Desta forma, para uma mulher ser daltônica, ela precisa ter ambos os pais daltônicos ou a mãe portadora, visto que os seus dois cromossomos X precisam ser afetados. Como a mulher em questão é filha de um homem daltônico, ela possui um cromossomo X afetado, sendo portadora, mas não apresentando a condição.
Logo, em sua prole pode ter filhas normais ou filhas portadoras se herdarem o cromossomo afetado da mãe. Da mesma forma, pode ter filhos normais ou filhos daltônicos, visto que nos homens só é necessário ter o X afetado para apresentar o daltonismo.
Leia mais sobre heranças recessivas em:
https://brainly.com.br/tarefa/16951388