Nuances Euforia: alegria barulhenta. Felicidade: alegria silenciosa. Gravar : quando o ator é de televisão. Filmar : quando ele quer deixar claro que não é de televisão. Grávida: em qualquer ocasião. Gestante: em filas e assentos preferenciais. Guardar : na gaveta. Salvar : no computador. Salvaguardar : no Exército. Menta: no sorvete, na bala ou no xarope. Hortelã: na horta ou no suco de abacaxi. Peça: quando você vai assistir. Espetáculo: quando você está em cartaz com ele. DUVIVIER, G. Folha de S. Paulo , 24 mar. 2014 (adaptado). O texto trata da diferença de sentido entre vocábulos muito próximos. Essa diferença é apresentada considerando-se a(s) A alternâncias na sonoridade. B adequação às situações de uso. C marcação flexionai das palavras. D grafia na norma-padrão da língua. E categorias gramaticais das palavras.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?!
TEXTO EXPLICATIVO: Pode-se ver facilmente no texto, que dependendo da situação adota-se vocábulos com mesmo sentido. E é até engraçado no início quando você começa a ler, que uma determinada situação exige, realmente para efeitos práticos, outro vocábulo. Por exemplo, o grávida que usamos em qualquer momento. Mas para filas e assentos preferenciais o termo é gestante. Outro exemplo viável, é o de salvar/guardar. Ambos apresentam o mesmo propósito, mas não podem ser usados no mesmo contexto, haja vista que não salvamos um objeto na gaveta, por exemplo. Risos. Dessa forma, a alternativa que melhor se adequa a esta explicação é a letra B.
Espero ter ajudado!
Resposta:
B
Explicação: O texto mostra como a gente usa palavras diferentes que significam a mesma coisa (grávida e gestante, gravar e filmar) em diferentes contextos. Ou seja, o texto mostra a adequação das palavras às situações de uso.
Veja grávida e gestante. A palavra gestante é muito menos usada no dia a dia, mas é usada para “preferencial a gestantes”, “vaga de carro de gestantes”, “fila de gestantes”.