Novas estimativas apresentadas na tarde desta quinta-feira, 16.09.2007, elevam para mais de 500 o número de vítimas fatais do terremoto de 8 graus de magnitude que devastou cidades do sudoeste do Peru no começo da noite de quarta-feira. Segundo dados do corpo de bombeiros, já são ao menos 510 mortos, 1500 feridos e milhares desabrigados. Há casas que caíram totalmente, as vias de circulação também estão ruins e as pessoas estão dormindo na rua.” *
a) De acordo com o texto, a intensidade do terremoto foi de 8 graus na escala Richter. Qual agente interno provocou esse terremoto?
a) De acordo com o texto, a intensidade do terremoto foi de 8 graus na escala Richter. Qual agente interno provocou esse terremoto?
b) Quais danos materiais e humanos ele causou? *
c) Podemos afirmar que no Brasil não ocorrem terremotos? Justifique sua resposta *
d) Por que algumas regiões têm terremotos e outras não? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Tectônica de placas: O Peru está em uma zona de convergência de placas tectônicas – entre as placas de Nazca e a Sul-America. Portanto, há o encontro entre essas duas placas diferentes, causando terremotos de elevada magnitude e intensidade.
B) No Peru ocorreu o trágico acontecimento de 37.612 casas destruídas pelo sismo. Mais de 500 pessoas morreram.
C) Não. De forma geral, os abalos de 3.5 pontos ou menos são raramente percebidos. Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
D) A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos. As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.