Note-se a redação do artigo 402 do Código Civil: "Art. 402. Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar." Uma das espécies de perdas e danos corresponde aquilo que o credor efetivamente perdeu.
Assinale o nome dado a essa espécie de perdas e danos:
Escolha uma:
a.
Solidariedade passiva.
b.
Dano emergente.
c.
Responsabilidade solidária.
d.
Lucros cessantes.
e.
Solidariedade ativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. Dano emergente.
Explicação:
Pois o enunciado se refere a DANO EFETIVAMENTE perdido.
Sobre a espécie de perdas e danos a qual corresponde aquilo que o credor efetivamente perdeu, é correto afirmar que essa espécie é chamada de:
- b. Dano emergente.
Perdas e Danos
O Código Civil brasileiro ao tratar de perdas e danos traz a seguinte abordagem: "as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar".
Neste sentido, aquilo que o credor efetivamente perdeu é chamado de dano emergente, como exemplo é valor do conserto do carro que foi amassado em uma batida de trânsito.
Já o que o credor deixou de ganhar é chamado de lucros cessantes, ocorre por exemplo no caso do credor trabalhar como motorista de aplicativo e ficar impossibilitado para tanto, em decorrência de uma batida no seu carro.
Aprenda mais sobre perdas e danos em:
https://brainly.com.br/tarefa/54317288
#SPJ2