nota e cifra de do re mi fa sol la si
Soluções para a tarefa
Resposta:
em 09 de Outubro de 2018
O método de cifras é um dos mais básicos e fáceis de aprender no início de seus estudos! Afinal, através delas, é muito fácil aprender os acordes das suas músicas favoritas no violão!!! Mas antes de mais nada, é importante saber como funciona a simbologia das notas musicais!
DÓ RÉ MI? NÃO,NÃO! É C D E !!!
Uma das principais características do sistema de cifras é a utilização de letras para representar as notas musicais (e seus respectivos acordes). Como
são 7 notas naturais no total, temos 7 letras de nosso alfabeto equivalentes, que vão de A a G! Se você está conhecendo pela primeira vez as cifras, há duas formas de você memorizar a sequência de letras:
1- A ESCALA DE DÓ
Esta foi a forma como eu pessoalmente utilizei para decorar as letras das cifras. Muitos de nós, antes mesmo de começarmos a tocar, já conhecemos esta escala! Muitas vezes já na infância conhecemos que as notas musicais são: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Como a nota Dó (a primeira) é representada pela letra C e a Si (a última) é representada pela letra B, temos a seguinte sequência:
Dó = C
Ré = D
Mi = E
Fá = F
Sol = G
Lá = A
Si = B
2- A ORDEM DO ALFABETO
Se você é um bom observador, deve ter nota que somente passando da nota Sol para a nota Lá é que a ordem alfabética é “quebrada”. Ou seja, é possível memorizar também as notas da seguinte forma:
A = Lá
B = Si
C= Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
Qual das duas formas é melhor para aprender? Depende de cada um! Alguns estudantes tiveram mais facilidade com a primeira sequência, enquanto outros com a segunda! Demonstrei acima justamente as duas formas para você perceber que ambas ensinam a mesma coisa, sob pontos de vista diferentes. Portanto, te possibilitando escolher a melhor forma para você memorizar!
E AS NOTAS COM SUSTENIDOS E BEMÓIS NAS CIFRAS?
Nestes casos, a notação também é bem simples! As notas “sustenidas” são representadas pelo símbolo “#” (não confunda com hashtags ou jogo da velha! haha), enquanto as notas “bemóis” são representadas pela letra “b“. Sendo assim:
D = Ré (Natural)
Db =Ré Bemol
D# = Ré Sustenido
IMPORTANTE: o bemol precisa ser representado sempre pelo b minúsculo, pois como já vimos acima, o B maiúsculo representa a nota Si. Por curiosidade, a nota de Si bemol é escrita utilizando justamente ambos: Bb.
ACORDES MAIORES E MENORES: COMO DIFERENCIAR?
Os acordes menores recebem uma letra m minúscula logo em seguida da nota principal. Já para determinar os acordes maiores, simplesmente não é utilizado nada em seguida da nota principal. Veremos alguns exemplos abaixo:
C = Dó Maior
Cm = Dó Menor
D# = Ré Sustenido Maior
D#m = Ré Sustenido Menor
Gb = Sol Bemol Maior
Gbm = Sol Bemol Menor
CONCLUINDO
Estas dicas são essenciais para você ir começando a se familiarizar com o sistema de cifras! Além das lições acima, recomendo um treino extra para se aprofundar mais um pouco ainda! Acesse algum site que disponibiliza cifras (como o Cifra Club ou o Cifras). Em seguida, pesquise algumas músicas que você goste e acesse suas cifras!
Experimente visualizar as cifras ouvindo a música escolhida e preste atenção nos acordes que estão sendo utilizados! Se você já sabe tocar estes acordes, já pode se aventurar a aprender estas músicas! Se ainda não sabe, em breve farei uma continuação deste post com dicas para aprender os acordes e o restante da leitura de cifras!
Resposta:
c d e f g a b
Explicação: