Pedagogia, perguntado por anezaine, 9 meses atrás

Nota: 20.0 Questão 3/5 - Projetos Interdisciplinares Entre História e Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Mudar o currículo na escola, rasgando o velho é, por exemplo, atitude de quem despreza o patriarcado e se volta ao comum ou ao ‘non sense’”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2016. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico) 1.851 kb; PDF

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino

A Baseia-se na ideia de rede ou de comunicação entre as disciplinas.

B Valoriza o caráter fragmentado da organização do ensino.

C Fundamenta-se no holismo e pode apresentar um caráter de historicidade.

D A ideia é de justaposição de disciplinas, onde os professores buscam em conjunto trabalhar temas comuns sob a ótica de cada um.
Você acertou!
Comentário: Segundo o texto-base: “A multidisciplinaridade parece esgotar-se nas tentativas de trabalho conjunto pelos professores, entre disciplinas em que cada uma trata de temas comuns sob sua própria ótica, articulando, algumas vezes bibliografia, técnicas de ensino e procedimentos de avaliação. Poder-se-ia dizer que na multidisciplinaridade as pessoas, no caso as disciplinas do currículo escolar, estudam próximas, mas não juntas. A ideia aqui é a de justaposição de disciplinas (Almeida Filho, 1997)” (texto-base, p. 176).

E Desvaloriza a materialidade histórica da organização da sociedade e da construção do indivíduo pela educação e pelo ensino.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

Letra D.

O conceito de multidisciplinariade encontra-se relacionado com a capacidade dos educadores em justapôr as disciplinas, para que os alunos sejam capazes de observar temáticas de diferentes pontos de vista.

Desta forma, se alinha com a tendência progressista da educação, no sentido de promover a autonomia e o protagonismo dos alunos, a fim de que possam estimular o desenvolvimento crítico e moral, essencial para a busca por uma sociedade mais democrática.

Perguntas interessantes