Filosofia, perguntado por RenattaGabrielle, 1 ano atrás

Nossos governantes são sabios? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por griphus
58
Convém que se apensa um pouco sobre o que é sabedoria. Nós pensamos em sábio e logo vem à nossa mente aquele velho que tem as respostas para nossas inquietações. Alguém que tem uma grande vivência, sabe muito sobre todas as coisas e que usa seu conhecimento para o bem. Nossos governantes não se encaixam muito nessa definição por não terem um amplo conhecimento sobre todas as coisas. E se pensarmos no que significa sabedoria? Bom, sabedoria é a qualidade daquele que é sábio, mas também é aquilo (dom?) que nos permite discernir entre uma coisa certa e uma errada, que nos faz pensar em como o que será feito irá afetar as outras pessoas e em que outras alternativas temos. Veja o caso clássico do Rei Salomão, que ofereceu com astúcia que as mães cortassem o filho ao meio para que cada uma tivesse uma metade. Novamente, não creio que nossos governantes tenha essas capacidades, pelo menos não em todos os momentos. Mas, claro, em alguns momentos todos tem sua fagulha de sabedoria. E, mesmo assim, não são todos que tema vontade de usá-la.

griphus: "Convém que se pense". Bendito corretor do swype :/
Respondido por makmorales
5

Historicamente nossos governantes não são sábios, basta constatar que nosso país bate recordes de assassinatos, roubos, de pobreza, fome e desigualdade social.

Escolhemos nossos governantes para representar nossos interesses, escolhemos com base em emoções e não usamos a filosofia para questionarmos suas verdadeiras intenções; então parte da responsabilidade é nossa.

Nossos governantes não são sábios porque nós, o povo, também não somos! Uma vez que conquistam o poder, eles começam a buscar os próprios interesses e usam a máquina pública para seus objetivos pessoais. Eis o maior problema da política brasileira!

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/893862

Anexos:
Perguntas interessantes