nossas relações são todas baseadas na diferença, sejam elas mais ou menos profundas, de maneira que nos guiam na construção e na compreensão de nossas identidades individuais e coletivas. É importante nos interrogarmos, então, o motivo de alguns tipos de diferenças serem mais aceitos e respeitados do que outros, bem como as possíveis implicações disso no convívio cotidiano. Uma forma possível de iniciarmos essa discussão é a partir da seguinte reflexão: por que nos afeta mais profundamente a forma como grupos indígenas brasileiros se organizam socialmente do que o modo como os ingleses ou os norte-americanos o fazem? SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila) A partir do texto, avalie as afirmações a seguir. I. Os índios, brasileiros como nós, possuem hábitos coletivos distantes de nossa lógica mais urbana e ocidental. II. A forma como os índios brasileiros se organizam nos afeta mais por eles terem a mesma nacionalidade que nós. III. Sermos intolerantes com aqueles que nos rodeiam diariamente é consequência do relativismo cultural. IV. Sentimentos de não pertencimento e abandono prejudicam o relacionamento social dos que sofrem preconceito. É correto apenas o que se afirma em I e IV. II e IV. I e III. II e III. III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV
Explicação:
Apenas as alternativas I e IV estão corretas. O relativismo cultural não gera a ignorância perante as diferenças, muito pelo contrário, ele possibilita a diversidade e a busca por territórios e culturas plurais.
Vale notar que relativismo cultural é uma concepção antropológica que anda na contramão do etnocentrismo, ou seja, ela visualiza as diferentes culturas sem julgamentos, ou discriminação por etnia, gênero ou organização social.
A forma como os índios se organizam é diferente da que nós que sofremos influência direta dos europeus trouxeram, e, por isso, a diferenciação cultural serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22367362