Nossas emoções negativas são provenientes de uma necessidade de sobrevivência. Tudo nasceu com a resposta luta-fuga, que nos prepara para ameaças iminentes.
A resposta luta-fuga, também conhecida como resposta ao estresse agudo, representa as escolhas que nossos ancestrais tiveram quando confrontados com o perigo em seu ambiente: eles poderiam lutar ou fugir. Em ambos os casos, a resposta fisiológica e psicológica ao estresse prepara o corpo para reagir ao perigo, sendo liberados hormônios que preparam o corpo para confrontar a ameaça ou fugir para um local seguro.
Tomando como referência o mecanismo de resposta luta-fuga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A amigdala cerebral, parte do sistema reptiliano, é a peça-chave para o processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga.
( ) A resposta de lutar ou fugir pode acontecer diante de um perigo físico iminente ou como resultado de uma ameaça psicológica.
( ) A resposta luta-fuga pode ocorrer como “alarme”, conhecido como parte do primeiro estágio da síndrome geral de adaptação.
( ) A resposta luta-fuga é uma resposta fisiológica em que percebemos aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória após uma experiência de perigo na qual foram liberados hormônios adrenalina e noradrenalina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
F – V – V – F. correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta: F-V-V-F
Explicação:
(F) A amigdala cerebral, parte do sistema reptiliano, é a peça-chave para o processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga.
Falso.
A amigdala cerebral é parte do sistema límbico.
(V) A resposta de lutar ou fugir pode acontecer diante de um perigo físico iminente ou como resultado de uma ameaça psicológica.
Verdadeiro
Para o sistema límbico, uma ameaça psicológica criada por nossa interpretação da realidade é suficiente para disparar reações emocionais fortes.
(V) A resposta luta-fuga pode ocorrer como “alarme”, conhecido como parte do primeiro estágio da síndrome geral de adaptação.
Verdadeiro
A resposta luta-fuga pode ocorrer como “alarme”, conhecido como parte do primeiro estágio da síndrome geral de adaptação, um padrão específico de resposta comportamental proposto por Hans Selye em 1936 e que ajuda a explicar o efeito do estresse no corpo humano.
(F) A resposta luta-fuga é uma resposta fisiológica em que percebemos aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória após uma experiência de perigo na qual foram liberados hormônios adrenalina e noradrenalina.
Falso
A resposta luta-fuga prepara o corpo para reação e é ela que desencadeia a liberação de hormônios que nos preparam para a resposta à percepção de perigo iminente.
Sobre os aspectos associados à resposta luta-fuga, apenas II, III e IV estão corretos.
Como ocorre a resposta luta-fuga?
- Incorreto. Embora a amígdala seja uma peça-chave para o processamento de emoções, a hipófise é a responsável pelo disparo da reação de luta-fuga, em virtude da liberação de noradrenalina no sistema sanguíneo.
- Correto. A reposta fisiológica é uma característica inerente à percepção de possíveis perigos, os quais são identificados no organismo, como uma ameaça psicológica ou perigos em si.
- Correto. A síndrome geral de adaptação refere-se à capacidade do organismo em se auto preservar frente a alguns perigos iminentes, de forma que a resposta luta-fuga representa uma das primeiras etapas.
- Correto. A reposta luta-fuga representa um mecanismo fisiológico que gera um aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória, os quais geram a liberação dos hormônios adrenalina e noradrenalina.
Mais sobre resposta luta-fuga: brainly.com.br/tarefa/46410174