Nossa sociedade torna a liberdade possível? 15 linhas
Soluções para a tarefa
Essa resposta certamente é relativa, o que é liberdade para você?
A definição de liberdade é compreendida como a ausência de submissão e de servidão, própria da liberdade política, mas também pode se relacionar com a questão filosófica do livre arbítrio.
Sob tal perspectiva, ela é uma condição que abrange um conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, em face da autoridade política e perante o Estado, como o poder de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei e o quinto artigo da Carta Magna brasileira, cujo documento garante a liberdade de consciência e crença, de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; de locomover-se no território de paz; exercer livremente qualquer trabalho, entre outras atividades invioláveis.
Para que a liberdade seja possível, faz-se extremamente necessário a presença de regras. Pois sem elas, há de ter conflitos cada vez mais violentos, visto que, um homem sem regras e sem uma lei é injusto, pois seus interesses pessoais podem ultrapassar os limites do próximo e desrespeitar a liberdade do outro. Sobretudo, é primordial que tenhamos um sistema punitivo efetivo, afim de, quando exista a violabilidade da Constituição Federal Brasileira, o sujeito responda legalmente pelos seus atos, pois a nossa liberdade individual deve respeitar as vontades próprias e a integridade do próximo.
A liberdade está acompanhada com a responsabilidade de responder por seus atos.