História, perguntado por meiraannajulia, 10 meses atrás

Nossa independência não foi obra de um único ato – o grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Foi, sim, o resultado de um processo iniciado com:

O “Dia do FICO”, isto é, quando o Príncipe Regente D. Pedro rompeu com as Cortes de Lisboa, que exigiam sua volta .Desobedecendo-lhes, resolveu permanecer no Brasil.
A Abertura dos Portos às Nações Amigas, obra do Príncipe D. João, em 1808, logo após a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. Pondo fim ao Pacto Colonial, rompiam-se as amarras com Portugal, pois o monopólio estava extinto.
A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, em 1815, por ordem de D. João, príncipe Regente de Portugal.
O Golpe da Maioridade, que emancipou D. Pedro de Alcântara. Obra dos ‘ maioristas’, deu início a uma nova fase na história do Brasil.
O regresso de D. João VI a Portugal. Pressionado pelas Cortes de Lisboa e pela Revolução do Porto, de 1820, o monarca regressou a Portugal, dando instruções a seu filho D. Pedro para que fizesse a independência do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por jonathancaminhola
17

Resposta:  a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, em  1815, por ordem de D. João, príncipe Regente de Portugal.

Explicação: pois tudo se iniciou quando o Brasil , se tornou reino unido a Portugal , futuramente provocando a revolta dos brasileiros , assim , fortalecendo a luta pela independencia

Respondido por eduardospagnolo
0

Podemos dizer que o início do processo de independência da colônia brasileira começou com a vinda da família real para o Brasil, pois em decorrência disso, Dom João VI teve que realizar diversas mudanças na política brasileira, como a abertura dos portos, marcando o fim do pacto colonial, para melhorar a situação da Coroa e Corte portuguesa presentes no Brasil. Portanto, a alternativa correta é a letra B).

Chegada da Família Real e a Independência Brasileira

Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, indiretamente, começava os processos que mais pra frente dariam sustentação para o sentimento de emancipação brasileira.

Um ato de Dom João VI que ajudou isso acontecer foi a Abertura dos Portos às Nações Amigas, pois em razão disso, o pacto colonial foi extinto, o que permitiu um grande progresso econômico e político da aristocracia brasileira.

Visto isso, com esses novos privilégios, a aristocracia e a elite brasileira vão se opor ao processo de recolonização exigido pela elite portuguesa quando Dom João VI voltou para Portugal.

Saiba mais sobre "Chegada da Família Real e a Independência Brasileira" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43551658

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes