Nossa exploração histórica deverá ficar quase exclusivamente reduzida à seleção ou vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações européias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central. (Fonte: COMTE, Augusto. “Curso de Filosofia Positivista”. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996).
Qual paradigma do pensamento social do século XIX foi influenciado pelo positivismo e que teve forte influência da teoria evolucionista, oriunda da Biologia e que teve como principal representante o cientista britânico Charles Darwin?
Grupo de escolhas da pergunta
Liberalismo
Pós-Modernismo
Anarquismo
Darwinismo Social
Materialismo Histórico-Dialético
Soluções para a tarefa
Resposta:
Darwinismo Social
Explicação:
A alternativa está correta, pois o Darwinismo Social, fundada pelos britânicos Hérbert Spencer e Francis Galton, era influenciado pelas teses evolucionistas do biólogo britânico Charles Darwin e da concepção de progresso do filósofo francês Augusto Comte, fundador do positivismo.
O paradigma do pensamento social do século XIX foi totalmente influenciado pelo positivismo e influenciou a teoria evolucionista foi o darwinismo social, assim, a letra D está correta.
O darwinismo social e seus aspectos característicos
O darwinismo social foi uma ideologia onde as pessoas acreditavam que existe uma seleção natural aqueles que serão mais aptos a estar naquele ambiente.
O fundador desse pensamento foi o biólogo britânico Charles Darwin e teve influencia concepção de progresso do filósofo francês Augusto Comte
Leia mais sobre o Darwinismo social em: https://brainly.com.br/tarefa/3021086