Nos versos “E rir meu riso e derramar meu pranto/Ao seu pesar ou seu contentamento”, as oposições entre palavras de sentido contrário foram usadas para mostrar que o eu lírico
espera por um amor verdadeiro e fiel.
ficará triste com os momentos de alegria da pessoa amada.
gosta de fazer a pessoa amada sorrir.
será solidário a pessoa amada na alegria e na tristeza.
teme os maus momentos da relação.
Soluções para a tarefa
teme os maus momentos da relação.
O eu lírico utiliza algumas expressões que fazem relações opostas entre si. O ato de gargalhar e o choro são representações dos sentimentos extremos do ser humano. O pesar e o contentamento também fazem essa relação.
Os maus momentos da relação que o existem nos versos são identificados pelo pranto do eu lírico e o pesar durante o relacionamento.
O eu lírico é a voz de algum poema ou verso. Esta voz pode ou não ser do autor, podendo representar qualquer ser que experimenta alguma relação ou experiência.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21610625
As oposições foram usadas para mostrar que o eu lírico:
será solidário a pessoa amada na alegria e na tristeza.
Soneto de Fidelidade
O eu lírico do poema "Soneto de Fidelidade", de Vinícius de Moraes, demonstra o desejo de viver seu amor intensamente e estar sempre atento à pessoa amada.
Ele pretende viver cada momento com toda a intensidade, e isso inclui rir e chorar, viver o pesar e o contentamento. Essa oposição sugere a fidelidade e constância do amor, que está presente em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins.
Essa oposição de palavras indica a presença da figura de linguagem antítese, marcada pela aproximação de termos e expressões de sentidos opostos.
Leia mais sobre esse soneto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25771091
Explicação: Por que a autora quis dizer que na frase “ E rir meu riso é derramar meu pranto/ Ao seu pesar ou seu contentamento” que ela sentirá as mesmas coisas da pessoa que ama, seja tristeza ou alegria ela estará acompanhando o sentimento da pessoa que ama.