Nos vegetais superiores, o tecido destinado à proteção, que é o tecido de revestimento das partes
verdes, principalmente os caules e as folhas, é denominado ______________________, e o tecido
morto, que revela apenas vestígios das células que ali existiam nas regiões velhas de caules e
raízes, é denominado ________________________.
Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas.
A) câmbio – epiderme.
B) epiderme – felogênio.
C) súber – córtex.
D) esclerênquima – colênquima.
E) epiderme – súber.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra E) epiderme - súber
Explicação:
A EPIDERME origina-se da protoderme - meristema primário - sendo um tecido formado por células vivas, achatadas, justapostas e que REVESTE externamente os órgãos da planta. A epiderme é encontrada revestindo externamente os órgãos vegetais (raízes, CAULES, FOLHAS, flores). Exerce várias funções: PROTEÇÃO, absorção, trocas gasosas, secreção e excreção.
O SÚBER tem origem no felogênio - meristema secundário - sendo um tecido formado por CÉLULAS MORTAS. O súber é um tecido de proteção que substitui a epiderme no CAULE e na RAIZ.
O tecido destinado à proteção e que reveste as partes verdes é a epiderme, e o tecido morto é o súber. Assim, a alternativa correta é: letra e).
Para responder adequadamente a essa questão, o estudante deve ter o conhecimento de que a epiderme é um tecido monoestratificado que reveste toda a folha e possui, principalmente, função de proteção.
Além disso, o estudante também precisa saber que o súber é um tecido que reveste externamente caules e raízes, sendo constituído por células mortas, impregnadas por uma substância denominada suberina, e que possui função de proteção térmica e mecânica, além de ser impermeável.
Para saber mais sobre morfologia de plantas, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/22061714