História, perguntado por kauafturbiani, 10 meses atrás

Nos últimos meses, temos visto cada vez mais denúncias de episódios envolvendo formas de discriminação racial. Vivemos em um país em que situações como estas não são raras. Para nos ajudar a pensar como este problema vem de longa, vamos estudar um destes episódios envolvendo discriminação racial e religiosa no Brasil Império conhecido como Revolta do Malês. Leia o texto a seguir: "Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados à pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África). O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite, bem como a prática de suas cerimônias religiosas A) Quais eram as exigências dos islâmicos que viviam na Bahia na Revolta do Malês? Contra o que eles protestavam? * B) De que forma o poder imperial brasileiro reagiu a revolta, procurou ouvir as queixas dos revoltosos? Qual foi a solução adotada? * C) O número de mortos entre os revoltosos e as forças imperiais foram proporcionais? Considera as condenações excessivas? Justifique. * D) O protesto dos negros islâmicos é muito diferente de episódios nos dias atuais? Justifique


kauafturbiani: vc ainda ta criando a resposta pq se sim pfv me ajufda

Soluções para a tarefa

Respondido por jk908
4

Resposta:

Explicação:

A)

⇒ Esses escravos tinham como objetivo a libertação de todos os escravos de religião islâmica, a garantia da liberdade de culto alé, de propor  o fim do catolicismo, o assassinato e o confisco de bens de todos os brancos e mestiços, a implantação de uma monarquia islâmica no Brasil, bem como defendiam também a escravização ou assassinato dos não islâmicos..

⇒ Eles protestavam contra a escravidão que eles recebiam

B)

⇒ O poder imperial foi de encontro aos revoltosos para impedir que a revolta acontecesse, o que fez a revolta eclodir, e por falta de preparo o poder imperial ganhou, com isso eles ate aprovaram uma lei que naquele ano determinava que todos os africanos e descendentes suspeitos de envolverem-se com revoltas escravas seriam deportados para o continente africano.

⇒ Os punidos sofreram com a prisão, o açoite, a deportação e a execução.

C)

⇒Não, pois eram milhares da guarda nacional contra cerca de 600 a 1500 revoltosos

⇒No ponto de vista da época foi algo normal, mas trazendo pra atualidade foram punições severas

D)

⇒ Não pois os dias atuais eles tambem briga por ter sua religião aceita e poder cultuar sem problemas

Espero que tenha entendido

Perguntas interessantes