Nos últimos anos, temos observado na mídia uma série de notícias evidenciando o rigor do inverno na região acima referida. Esta região tem atraído inúmeros turistas que gostam de contemplar o frio, as comidas típicas locais e têm o anseio de conhecer, ao vivo, a neve e o congelamento das águas em pleno Brasil. A associação de dois importantes fatores climáticos justifica a ocorrência de tais fenômenos meteorológicos nesta região. São eles:
A) latitude e altitude.
(B) maritimidade e latitude.
(C) continentalidade e maritimidade.
(D) altitude e longitude.
(E) correntes marítimas e massas de ar
Soluções para a tarefa
Resposta: [A]
Explicação:
A região da Serra (Cuesta) Gaúcha no Rio Grande do Sul é submetida ao clima subtropical com expressiva amplitude térmica anual (verão quente e inverno frio) e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Trata-se de área que sofre influência da MPA (massa polar atlântica). Apresenta dois elementos que concorrem para as temperaturas mais baixas, a latitude média e a maior altitude. No inverno, a região apresenta geadas e neve esporádica.
Dois fatores climáticos que podem justificar a ocorrência de fenômenos meteorológicos citados são A) latitude e altitude.
Como apresentado existem regiões em que o inverno evidenciou a diminuição de temperatura que atraíram turistas que podem ser justificados por meio dos dois fatores que são a altitude e a latitude.
Qual a diferença entre a Latitude e a Altitude?
A Altitude é um conceito que se relaciona com a elevação, de natureza vertical, que irá determinar um ponto em função do nível do mar. Entende-se que quanto maior for a altitude, menor será a temperatura na região. É medida em metros. Já a latitude se apresenta pela distância da Linha do Equador em relação ao Meridiano de Greenwich.
Saiba mais sobre latitude e altitude em https://brainly.com.br/tarefa/49194429
Espero ter ajudado.