Nos últimos anos, percebeu-se o aumento no consumo de medicamentos pelas pessoas, inclusive crianças. Sabemos que o uso adequado de fármacos é fundamental para o tratamento de doenças físicas e mentais, contudo, é preciso atenção sobre a criação de necessidades de medicamentos para levar o indivíduo a fazer uso dos mesmos, pois não são todas as situações que exigem a intervenção medicamentosa (CORDEIRO, 2019). Algumas consequências podem colocar em risco a vida do indivíduo, como a intoxicação humana a partir do uso inapropriado de medicamentos.
CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. O biopoder e a domestificação dos corpos infantis: estudo sobre o TDAH e as representações sociais de diferentes profissionais acerca do suposto transtorno e da medicalização. 219. 260f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
Analise o gráfico a seguir que mostra dados de intoxicação por medicamento, considerando a faixa etária no ano de 2020.
Descrição: o gráfico em barras apresenta o número de intoxicação por medicamento, considerando a faixa etária no ano de 2020, sendo: 303 crianças com menos de 1 ano; 1.423 de 1 a 4 anos; 466 de 5 a 9 anos; 1.548 de 10 a 14 anos; 4.568 de 15 a 19 anos; 10.473 de 20 a 39 anos; 4.203 de 40 a 59 anos; 288 de 60 a 64 anos; 188 de 65 a 69 anos; 214 de 70 a 79 anos e 118 com mais de 80 anos.
O problema pode ser ainda maior se considerarmos o uso de psicotrópicos no público infantil. Essa questão precisa ser problematizada pela sociedade como um todo, para que o uso de medicamentos seja administrado de forma correta. A partir do segundo episódio e do gráfico acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Podemos inferir que a indicação abusiva e indiscriminada de psicotrópicos para crianças, consideradas ansiosas, agitadas ou irritadas, desconsidera o desenvolvimento humano na sua totalidade, pois a ênfase está na resolução do problema, apenas na perspectiva biológica.
II. O uso de medicamentos deve ser feito de forma consciente a partir da prescrição correta por parte de profissionais especializados. Essa postura é fundamental para evitar a patologização da vida, na qual a única maneira de resolver um problema é por meio de tratamento medicamentoso.
III. O total de intoxicação por medicamento de crianças de até 4 anos é menor do que o número de intoxicação da faixa etária de 10 a 14 anos, o que evidencia a necessidade de enfatizar ações de prevenção primária nesta faixa etária, como, por exemplo, campanhas de conscientização voltadas apenas a este público infantil.
IV. A partir do gráfico, podemos inferir que a faixa etária dos adultos (20 a 39 anos) corresponde ao menor número de intoxicação por medicamento. Os índices de medicalização entre os adultos diminuiu se comparado à décadas atrás. Isso aconteceu por conta da conscientização das pessoas no uso adequado de medicamento. Em décadas anteriores, as pessoas faziam uso de medicamentos para resolver apenas os problemas do cotidiano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:
I e II, apenas
Explicação:
mellisycarri:
1 E 2
Respondido por
17
Resposta:
I e II são verdadeiras
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Ed. Técnica,
5 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás