Nos últimos anos, o tema competência, seu desenvolvimento, sua gestão, entrou para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associado a diferentes instâncias de compreensão: no nível da pessoa (a competência do indivíduo), das organizações (as core competences) e dos países (sistemas educacionais e formação de competências).
A partir dessas afirmações avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A competência se limita a um estoque de conhecimentos teóricos e empíricos detido pelo indivíduo, e se encontra encapsulada na tarefa.
POR QUE
II- Segundo Zarifian (1999) a competência é a inteligência prática para situações que se apóiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta a complexidade das situações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
O sociólogo francês Phillipe Zarifian, em um de seus livros, explica que a competência não se atrela à prática através do conhecimento do indivíduo ou requisito da tarefa, porém, é a forma como o indivíduo exerce sua inteligência na prática; tese também defendida por Guy Le Boterf, cientista social, cujos três pilares, fazem-se por: suas habilidades (aqui implica inteligência emocional), formação educacional e experiência profissional.
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
CONSTRUINDO O CONCEITO DE COMPETÊNCIA DO INDIVÍDUO
Na perspectiva adotada neste trabalho, a competência (não) se limita a um estoque de conhecimentos teóricos e empíricos detido pelo indivíduo, nem se encontra encapsulada na tarefa. Segundo Zarifian (1999) a competência é a inteligência prática para situações que se apóiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta a complexidade das situações.