Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando mudanças políticas, socioeconômicas, tecnológicas e demográficas que têm repercussão nas relações de trabalho, na composição das famílias e na organização dos serviços de saúde. Dentre essas mudanças ocorridas, a que apresenta maior relevância para nós, profissionais de Nutrição, remete-se à forma de produzir, comercializar, preparar e consumir os alimentos. Dessa forma, acarreta em mudanças no estilo de vida da população, aumento da ocorrência de patologias associadas ao consumo alimentar, enfocando nos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. (CARVALHO e BORRASCA, 2021).
Qualquer que seja a área de atuação, o Nutricionista sempre é um agente de promoção da qualidade de vida. Os hábitos alimentares saudáveis estão diretamente ligados à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), proporcionando o bem-estar do indivíduo, assim como a promoção da saúde da comunidade. O profissional passa a ser um agente importante no sistema público ou privado, trabalhando de forma consciente da sua responsabilidade social (CFN,2018).
Diante do exposto, a alimentação adequada deve ser um hábito e por isso deve estar presente no dia a dia das pessoas, incluindo dentro da Alimentação Coletiva. O Nutricionista que atua nessa área desenvolve várias atividades profissionais distintas de acordo com a RESOLUÇÃO CFN Nº 600, de 25 de fevereiro de 2018.
Analisando a Resolução, o conteúdo apresentado em seu Material de Estudo e a atuação do profissional nessa área, DESCREVA 7 atividades pertinentes a subárea de Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e EXEMPLIFIQUE 3 ações que demonstram como é possível estabelecer uma relação de promoção a saúde nessa área de atuação.
Soluções para a tarefa
Resposta: livro pag 5
Explicação :livro pag 5
Resposta:
1- Elaborar cardápios conforme as necessidades nutricionais. Tecer diagnóstico de nutrição da clientela, respeitando os hábitos
alimentares regionais, culturais e étnicos.
2- Elaborar informação nutricional do cardápio e/ou preparações
contendo valor energético, ingredientes, nutrientes e aditivos que
possam causar alergia ou intolerância alimentar.
3- Coordenar as atividades de recebimento e armazenamento
de alimentos, além do material de higiene, descartáveis e outros.
4- Elaborar e implantar fichas técnicas das preparações, mantendo-as atualizadas.
5- Implantar e supervisionar as atividades de pré-preparo, preparo,
distribuição e transporte de refeições e/ou preparações.
6- Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas específico da
UAN, mantendo-o atualizado.
7- Elaborar e implantar os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) específicos da UAN, mantendo-os atualizados.
3 exemplificações
Atividades de gestão de custos de produção
Realizar visitas periódicas a fornecedores
Teste de aceitabilidade das refeições
Explicação:
Pag 105 do livro.
wa.me/+558893768255?text=OI