Nos últimos anos, no tratamento de pessoas perturbadas mentalmente, tem se dado muita ênfase nas equipes multidisciplinares, as quais são, normalmente, constituídas de: psiquiatras, que investigam os aspectos orgânicos inerentes ao distúrbio; psicólogos, que normalmente se ocupam com os aspectos de diagnose e psicoterapia; e assistentes sociais, que provêm informações acerca da família e do ambiente do paciente (VASCONCELLOS, 2010).
O texto acima, fala da relação entre psiquiatria e psicologia, leia as afirmações abaixo e identifique a diferença entre as duas especializações, indique (V) para afirmativa Verdadeira ou (F)para afirmativa Falsa.
( ) Um grupo que, muitas vezes, é confundido com a psicologia clínica é o dos psiquiatras. No Brasil todos os psiquiatras também possuem formação em psicologia e por esse motivo essa confusão.
( ) Os psiquiatras, utilizam medicamentos para regularizarem alterações comportamentais e também integram de forma simultânea em sua prática médica as técnicas psicológicas, visto que todos os psiquiatras possuem essa dupla formação tanto em psiquiatria como em psicologia.
( ) No Brasil, os psiquiatras têm pouca (em algumas faculdades nenhuma) formação na área de psicologia, pois seu curso básico é o de medicina. A maioria das faculdades de medicina no Brasil tem uma visão bastante mecanicista e organicista da pessoa humana, ou seja, acreditam que os problemas de comportamento se reduzem ao mau funcionamento das conexões neuronais (numa antropologia marcadamente evolucionista e positivista) (PORTOCARRERO, 2002).
( ) Na sociedade das soluções rápidas e mágicas, a medicalização de pacientes com dificuldades emocionais/relacionais tem crescido muito. A indústria farmacêutica tem seduzido os profissionais da psicologia que prescrevem tais medicações, com promessas de resultados rápidos e eficazes, porém o que se constata é que tem havido um “envenenamento” progressivo da população, sem diferenças significativas que se traduzam na melhora dos pacientes.
Assinale a opção que contém a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, V.
Alternativa 2:
V, F, V, F.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
F, F, V, F,
Alternativa 5:
V, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
(F)
(F)
(V)
(F)
Alternativa 4: F, F, V, F.
Explicação:
Acho que assim está correto, espero ter ajudado:)
Respondido por
2
Resposta:
F-F-V-F
Explicação:
Leia-se a explicação nas páginas 38 e 39 do livro de Introdução à Psicologia: Aplicação Pastoral
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás