nos ultimos anos aumentou muito a trabalho informal. Porque você acha que
la trabalha cresceu tanto no Brasil
Soluções para a tarefa
Dezenas de milhares de trabalhadores que perderam seus empregos com carteira assinada têm vivido de bicos ou trabalhado como autônomos enquanto procuram uma nova oportunidade. Nesse processo, muitas vezes deixam de contribuir para a Previdência Social e ficam com dificuldades para obter crédito.
“Não é toda hora que tem um bico para você fazer. Tem um biquinho aqui, outro ali, mas às vezes demora para aparecer.”
O trabalho por conta própria, na maioria dos casos com rendimento inferior a 1.300 reais por mês, já representa 19,5 por cento de todas as ocupações nas principais cidades do Brasil
“O patrão falou que o serviço estava devagar. Sem serviço, quase. Então ele dispensou a gente,” disse Silva, que trabalhou como impermeabilizador em obras em Brasília, com carteira assinada, ao longo dos últimos 30 anos.
A PEA (população economicamente ativa) brasileira tem aumentado no 3º setor (serviços) informal devido a crise econômica que o Brasil tem passado nos últimos anos. Isso acontece pois em tempos de crise o desemprego conjuntural ataca, ou seja, a pessoa fica desempregada não porque falta qualificação, mas sim porque não há oportunidades no mercado.
Por esse motivo as pessoas tem que encontrar novas formas de ganhar sua renda mensal, fazendo trabalhos informais, aqueles que não tem a carteira assinada ou não é serviço público, assim não garantindo direitos ao trabalhador e não contribui para a previdência nesse tempo de trabalho.
Vale ressaltar que o desemprego conjuntural é diferente de desemprego estrutural, esse último que a pessoa não tem qualificações para trabalho por muitos motivos isso desde cedo, como falta de investimentos na educação pelo governo.
Além de que se estamos em algum momento de crise financeira, por exemplo, algum membro de uma família fica desempregado ou até mesmo a renda não é suficiente para se manter durante o mês, então as pessoas recorrem a vendas de alimentos, objetos, os chamados "bicos", etc.
Espero ter ajudado!