nos ultimos anos,as ações do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (mst) tem sido amplamente noticiadas pela imprensa.apesar do apoio de muitas pessoas ,o movimento tambem e criticado por acoes consideradas radicais.
Soluções para a tarefa
Olá,
Antes de mais nada acredito que seja importante apresentar um pouco do que é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pois é uma das mais importantes organizações sociais do Brasil, tendo como base questões do campo, como sua luta mais discutida: a reforma agrária brasileira. Acredito que não seja novidade para boa parte das pessoas que o Brasil se construiu com uma ampla desigualdade do acesso à terra, uma consequência direta de uma organização colonial reproduzida em nossa sociedade ao longo de séculos, e assim se construiu o grande latifúndio como sinônimo de poder. Devido a essa concentração fundiária, as classes sociais menos favorecidas teriam maiores dificuldades à posse da terra, como escravizados, ex escravizados ou homens livres de classes baixas.
Como dito no parágrafo anterior, tal organização social foi reproduzida constantemente, como vemos hoje com o poder do agronegócio, fazendo a manutenção da concentração de terra. Deste modo compreendemos a importância das discussões levantadas pelo MST, pois a organização nasceu mediante a ocupação de terra e da luta contra a concentração fundiária, logo enquanto não ocorrer uma reforma agrária de verdade, a luta do grupo não terá fim.
Assim chegamos num importante dilema da opinião pública sobre o grupo, pois sua luta por uma sociedade mais justa é extremamente louvável, mas em muitos momentos as ocupações realizadas causaram uma visão negativa na população, em que foram acusados de violentos, cometerem ações ilegais, invasões em terrenos produtivos, fomentar incêndios, roubos e outros crimes. E por isso é importante ressaltar que as ações violentas podem surgir do próprio governo, que já lida assim com problemas sociais historicamente, como foi o chamado massacre de Eldorado de Carajás. Com amplo histórico de violência, tanto de membros como de opositores, a organização se mantém ainda como algo importante socialmente ao Brasil, pois ainda luta por diversos direitos sociais.
Resposta:
luta pels reforms agraria luta pelo direito dos trabalhafores do campo
Explicação:
espero ter ajudado