Nos últimos 20 anos, os níveis tecnológicos alcançados pelos produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mensurados pelo aumento da produtividade no campo. A esse respeito, considere as asserções a seguir: O ponto chave da implantação da frente pioneira é a propriedade privada da terra. Na frente pioneira, a terra não é ocupada, mas comprada. Desse modo, a renda da terra se impõe como mediação entre o homem e a sociedade. A terra passa a ser equivalente de capital e é através da mercadoria que o sujeito trava as suas relações sociais. Essas relações não se esgotam mais no âmbito do contato pessoal. O funcionamento do mercado é que passa a ser o regulador da riqueza e da pobreza (MARTINS, 1975). PORQUE O agronegócio pode ser definido como o conjunto de operações de produção, armazenamento, distribuição e comercialização de insumos e de produtos agropecuários e agroflorestais que incluem serviços de apoio e objetivam suprir o consumidor final de produtos de origem agropecuária e florestal (EMBRAPA, 1999). MARTINS, J. de S. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975. EMBRAPA. Subsídios para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro: o Programa Automação Agropecuária, visão e estratégias. 1999. Acerca dessas asserções, é correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa. Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda uma proposição verdadeira. Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A
Explicação: Já a frente pioneira é caracterizada pelo avanço dos grandes produtores rurais, representantes do agronegócio, que utilizam um modo de produção completamente capitalista, cujo objetivo é a produção para exportação, ao contrário dos pequenos agricultores da frente de expansão. É comum essa frente se expandir por meio da apropriação ilegal de terras devolutas, chamada de grilagem.
A frente pioneira retrata a expansão geográfica do capitalismo no campo, de forma que surge uma nova relação com a propriedade privada da terra, como coloca Martins (1975, p. 47):
O ponto‐chave da implantação da frente pioneira é a propriedade privada da terra. Na frente pioneira a terra não é ocupada, é comprada. Desse modo, a renda da terra se impõe como mediação entre o homem e a sociedade. A terra passa a ser equivalente de capital e é através da mercadoria que o sujeito trava as suas relações sociais. Essas relações não se esgotam mais no âmbito do contato pessoal.
Página 94 do LIvro: "Produção e Organização do Espaço Brasileiro: Agrário e Urbano" Unicesumar