Física, perguntado por francomarcinho2, 7 meses atrás

Nos últimos 2,5 milhões de anos, as polaridades dos campos magnéticos da Terra se inverteram dezenas de vezes, fazendo o norte se tornar o sul e vice-versa. Teoricamente, o planeta teria que mudar o sentido de sua rotação para inverter a orientação do campo, como isso nunca aconteceu, cientistas nunca encontraram uma explicação completa para o fenômeno. Para entender essa inversão, cientistas contaram com a sequência de fluxo detectável de lava vulcânica que surgiram perto ou durante a última reversão, e descobriram que ela já ocorreu ao menos 170 vezes em 100 milhões de anos.


Considerando o texto apresentado e as teorias a respeito de campos magnéticos, avalie as afirmações que se seguem:

No planeta terra o polo norte magnético está localizado em um ponto geograficamente muito próximo ao ponto norte geográfico. As bússolas, portanto, não apontam para a coordenada exata do polo norte geográfico;
Se uma partícula positivamente carregada se desloca em um determinado local onde exista um campo magnético muito mais intenso que o campo magnético terrestre, então a força exercida por este campo magnético sobre a partícula é proporcional à intensidade deste campo, proporcional à componente perpendicular da velocidade da partícula com o campo e, por fim, proporcional à carga elétrica total desta partícula.
Se um elétron está em repouso na atmosfera de nosso planeta, em uma região onde o único campo magnético detectável seja justamente o campo magnético terrestre, então este elétron sofrerá uma força no sentido de deslocá-lo na vertical para cima;
Se a agulha de uma bússola de 3,0 cm de comprimento for quebrada em duas partes de 1,5 cm, então uma das partes passará a exibir comportamento de monopolo norte magnético e a outra parte passará a exibir comportamento de monopolo sul magnético;
Quais estao corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por jplivrosng
0

as afirmativas I e II estão corretas.

De fato, o polo norte geográfico e o polo norte magnético não são iguais já que o polo norte geográfico depende exclusivamente da precessão da Terra enquanto que o polo magnético depende do movimento do campo magnético gerado pelo núcleo.

Também é verdadeiro que a força magnética exercida em uma partícula carregada seja F_{mag} = q{\bf b\times B} onde \bf v é a velocidade da partícula e \bf B é o campo magnético que exerce a força.

Observe que na equação F_{mag} = q{\bf b\times B}  ocorre aumento no módulo da força se houver o aumento no módulo do campo, da velocidade ou da carga.

Mas se a velocidade da partícula for zero, então não haverá força magnética.

E mesmo se a velocidade for diferente de zero (porém constante), a direção da partícula vai depender da direção da particula por causa do produto {\bf b\times B}=v\,B\,{\rm sen}(\theta).

se {\rm sen}(\theta)=0, então a força taqmbém será zero.

Além disso, ao quebrar uma agulha magnetizada, cada parte da agulha vai exibir o comportamento de dipolo magnético.

O monopolo magnético faz parte das previsões teóricas do eletromagnetismo. Entretanto, ainda não foi encontrado qualquer tipo de monopolo magnético.

Perguntas interessantes