Português, perguntado por danielahamrick, 11 meses atrás

Nos últimos 15 anos, o sistema de mobilidade urbana no Brasil se caracterizou pelo crescimento do transporte individual motorizado e consequente redução do uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante. Enquanto a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas,15%, o transporte público perdeu, em geral, cerca de 30% da sua demanda no período. O aumento do transporte individual coincide com a expansão da capacidade instalada da indústria automobilística, fruto de uma política industrial que se pautou principalmente pela atração de novas plantas automotivas para o país. Para dar vazão a essa produção crescente, houve oferta abundante de crédito para aquisição de veículos e uma política tributária que reduziu impostos de veículos populares, com no máximo 1000cc. Por outro lado, o aumento de renda da população, desde 2003, ampliou a base de consumidores dos veículos particulares. Fonte: IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2019. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1: do ponto de vista ambiental, o aumento da frota de veículos de transporte individual é tido como algo positivo.
Alternativa 2: a diminuição do uso de transportes coletivos é benéfica, pois os veículos utilizados para este fim poluem mais que os veículos de pequeno porte. Alternativa 3: para que os impactos ambientais sejam minimizados é preciso que o uso de transportes coletivos cresça na mesma medida que o uso de veículos de uso particular.
Alternativa 4: a principal causa do crescimento no uso do transporte individual é o aumento das passagens dos transportes coletivos.
Alternativa 5: no Brasil, o aumento do uso de transporte individual nos últimos anos não se deu de modo sustentável, o que impacta negativamente o meio ambiente.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
117

1 é falsa. No aspecto ambiental o fenômeno é visto como algo bastante negativo.

2 é falsa. O fenômeno aumenta o número geral de veículos em circulação, o que prejudica o meio ambiente.

3 é falsa. Para reverter a situação seria necessário que o crescimento dos transportes coletivos fosse maior que o dos carros particulares.

4 é falsa, sendo o fenômeno economicamente explicado pelo aumento da renda média.

5 é verdadeira, aumentando a poluição, o consumo e os gastos com a produção em nosso país.


nunescamargoj: Obrigada
gilmarpresa: Alguem esta cursando Tecnologia em agronegocio
rodrigomedeiros0193: concordo
Respondido por warleyocarvalho
97

Resposta:

Alternativa 5: no Brasil, o aumento do uso de transporte individual nos últimos anos não se deu de modo sustentável, o que impacta negativamente o meio ambiente.

Explicação:


edinaide76: Alternativa 5 é a correta.
anapauladoms: Alternativa 5
rodrigomedeiros0193: concordo
Perguntas interessantes