Nos termos da Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos são classificados de acordo com a sua origem e periculosidade.
De acordo com Lei n. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), assinale a alternativa que traz a definição correta do resíduo sólido quanto a sua origem.
Escolha uma:
a. Resíduos industriais: os gerados nos processos produtivos e instalações industriais.
b. Resíduos de serviços de saúde: os originários de atividades domésticas em residências urbanas.
c. Resíduos domiciliares: os originários da varrição e limpeza de logradouros.
d. Resíduos de mineração: os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção.
e. Resíduos da construção civil: os gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
Escolha uma:
a. Madeira.
b. Alimentos.
c. Pneus.
d. Papel.
e. Vidro.
Soluções para a tarefa
A definição correta do resíduo sólido quanto a sua origem, levando em consideração o que diz a Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010 está corretamente descrita em:
a. Resíduos industriais: os gerados nos processos produtivos e instalações industriais.
Nesse sentido, é importante frisar que os resíduos sólidos podem ser definidos como todo material, substância, objeto ou bem descartada que é resultante de algum tipo de atividade humana, o qual necessita de uma destinação final diferenciada para que não contamine o meio ambiente.
Além disso, sabe-se que existem resíduos sólidos em estado líquido, sendo que este apresenta características que não possibilitam que sejam lançados seja na rede de esgoto ou rios, igarapés, mares dentre outras possibilidades.