Biologia, perguntado por 4297tampa, 7 meses atrás

Nos sistemas respiratórios dos animais, para uma atuação efetiva que promova uma oxigenação
eficiente dos tecidos, ocorre o compartilhamento de algumas características básicas, entre elas, uma
grande superfície úmida para as trocas. Grande parte deles possuem pigmentos respiratórios que
maximizam o transporte de oxigênio.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda aos subitens a seguir.

a) Apresente e explique duas vantagens que os pulmões oferecem para os animais que os possuem
na conquista do ambiente terrestre.

b) relacione o ritmo respiratório com o alto teor de gás carbônico (CO2) no sangue do homem.

Soluções para a tarefa

Respondido por mirailderodrig78
1

Resposta:

A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo.

Existem diferentes tipos de respiração dos animais, sendo a respiração pulmonar a mais conhecida. Além desse tipo, podemos citar a respiração branquial, cutânea e traqueal.

→ Respiração pulmonar

A respiração pulmonar é aquela que ocorre em animais que possuem pulmões, dois órgãos esponjosos situados no interior da caixa torácica. Nesse tipo de respiração, o ar entra nas cavidades nasais e segue em direção aos pulmões até atingir pequenas estruturas saculiformes denominadas de alvéolos.Respiração branquial

A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas. As brânquias permitem que a troca gasosa ocorra entre o sangue do animal e o ambiente aquático, sendo, portanto, uma estrutura presente apenas em animais que vivem na água.O sangue humano é uma solução-tampão, ou seja, possui mecanismos que evitam que o seu pH sofra grandes alterações. Um desses mecanismos ocorre quando o CO2, um produto terminal de nosso metabolismo, dissolve-se no sangue e forma o seguinte equilíbrio químico:

CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ H+ + HCO3-

Desse modo, o pH do sangue arterial é mantido em cerca de 7,4. O pH do sangue venoso é de 7,35, pois ele possui maior concentração de CO2.

Perguntas interessantes