Pedagogia, perguntado por rubem29, 1 ano atrás

Nos sistemas não lineares, pequenos estímulos podem levar a resultados inesperados, como o denominado “efeito borboleta”: uma borboleta bate as asas na floresta amazônica e põe em movimento uma série de acontecimentos que desencadeiam uma tempestade de granizo em Porto Alegre. Com outras condições iniciais, a mesma mariposa pode borboletear à vontade e desencadear uma bela tarde de sol em Brasília. No modelo de explicação da realidade pelos sistemas não lineares, diferenças mínimas nas condições iniciais de qualquer processo podem produzir resultados diversos. Você pode imaginar o que significa aplicar a noção científica de sistema não linear a uma sala de aula? Pense na sala de aula como um sistema não linear; pense na quantidade de pessoas e estímulos implicados em uma sala de aula; pense na quantidade e qualidades das inúmeras trocas que acontecem na sala de aula.

Assim, podemos afirmar que:

Do mesmo modo que Comênio produziu sua Didática Magna em consonância com o conhecimento científico do seu momento histórico, os educadores do século XXI começam a pensar na situação didática da aula como um sistema não linear, no qual as diferenças mínimas nas condições iniciais do processo podem produzir resultados inesperados.
O significado de Didática como aplicação de um método para o ensino foi fortalecendo-se à medida que a ciência da Idade Moderna realizou suas conquistas a partir do modelo da física newtoniana. O modelo mecânico do discurso científico da Idade Moderna buscou regularidades e leis naturais em todo objeto de estudo. A “racionalidade científica” tornou-se a marca da verdade e o motor do progresso, pressupondo um objetivo para a marcha humana, um projeto evolutivo a ser cumprido, um destino.
No campo da Didática, o esquema de explicação dos fenômenos por meio de uma relação linear de causa-efeito, reforçou a ideia de que a pessoa aprende por meio da aplicação de um correto método de ensino. E mais ainda, a ideia de que o desenvolvimento humano tenderia a evoluir, linearmente, em direção à construção do raciocínio hipotético-dedutivo. No início do século XXI, os educadores vêm constatando que o processo de aprendizagem/ensino não é tão previsível nem tão linear como vinha sendo praticado ao longo de três séculos, e está muito mais próximo dos sistemas não lineares.
É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. 1 e 2, apenas;
b. 1 e 3, apenas;
c. 1, 2 e 3.
d. 2 e 3, apenas;

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
50
Olá!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA C.



O sistema dinâmico não linear consiste em um sistema não determinista no qual as implicações relacionadas com as ações individuais de seus integrantes são consideradas como aleatórias e não previsíveis.



A evolução destes sistemas ocorre no tempo apresentando um comportamento desequilibrado e sem periodicidade determinada com uma dependência completa do estado futuro em relação ao estado atualmente apresentado por ele podendo ser mudado de maneira intensa por meio de pequenas ações executadas no presente.



Quando se pensa na sala de aula, as considerações relacionadas com a didática passaram por transformações levando à transição de uma ideia linear de aprendizagem para a atual não linearidade que deve ser analisada no momento em que uma atividade neste ambiente é executada.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Respondido por andersonbiazon
8

A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA C.

Perguntas interessantes