Nos sistemas biológicos, o sistema tampão é composto por um ácido fraco e a sua base conjugada, que possuem capacidade de impedir grandes variações de pH nos compartimentos celulares ou corporais.
A manutenção do controle do pH é indispensável para atuação da
( )acetilcolina
( )tubulina.
( )queratina.
( )hidrolase.
(colágeno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hidrolase
Explicação:
Em humanos, o pH plasmático é em torno de 7,4 e apresenta uma pequena taxa de variação (BELLÉ; SANDRI, 2014). Entretanto, em algumas organelas, como, por exemplo, nos lisossomos, o pH normal é em torno de 5,0, devido ao bombeamento de íons H+ para o interior das vesículas. Esse processo é necessário, pois as hidrolases (enzimas) somente exercem as suas atividades nessa faixa de pH, promovendo a digestão intracelular de moléculas (ALBERTS, 2017).
A manutenção do controlo do pH é muito importante para o trabalho da hidrolase. Uma hidrolase é uma enzima que atua preferencialmente em um pH ácido de aproximadamente 5. Portanto, a resposta correta é hidrolase.
O que e a Hidrolase?
A hidrolase é uma enzima encontrada principalmente nos lisossomos, organelas representadas por um pH interno mais baixo do que no citosol. As enzimas são catalisadoras. Geralmente são proteínas, no entanto, algumas moléculas de ARN também atuam como enzimas.
As enzimas diminuem a energia de ativação de uma reação, a quantidade de energia necessária para que uma reação ocorra. A atividade enzimática pode ser afetada por vários fatores, como temperatura, pH e concentração.
As enzimas funcionam melhor dentro de faixas específicas de temperatura e pH, também em circunstâncias não ideais, uma enzima pode perder a sua capacidade de se ligar a um substrato.
Cada enzima tem uma faixa de pH ideal. Alterar o pH fora dessa faixa criará uma atividade enzimática mais lenta. Valores de pH excessivos podem causar desnaturação enzimática.
Saiba mais sobre enzimas em: https://brainly.com.br/tarefa/38993483
#SPJ2