Nos settings da saúde em particular, conhecer as significações dos fenômenos do processo saúde-doença é essencial para realizar as seguintes coisas: melhorar a qualidade da relação profissional-paciente-família-instituição; promover maior adesão de pacientes e da população frente a tratamentos ministrados individualmente e de medidas implementadas coletivamente; entender mais profundamente certos sentimentos, idéias e comportamentos dos doentes, assim como de seus familiares e mesmo da equipe profissional de saúde.
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, v. 39, p. 507-514, 2005.
Sobre os conceitos de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Para a Organização Mundial de Saúde (1986), é dado ao “estado do indivíduo cujas funções orgânicas e mentais se acham em situação normal”.
( ) O significado de saúde no dicionário Aurélio, é " a pessoa sem doenças".
( ) Para DUBOS (1966), o conceito de saúde é "o resultado do equilíbrio dinâmico entre indivíduo e seu meio ambiente".
( ) Na prática, a saúde é identificada pela ausência de doenças diagnosticadas, sinais e sintomas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - F - F - V.
b.
V - F - F - F.
c.
F - V - F - V.
d.
V - V - F - V.
e.
F - F - V - V.
...
A manutenção e a melhoria da saúde materno-infantil são alguns dos objetivos definidos pelo Ministério da Saúde e, para isto, é essencial a atenção pré-natal e puerperal, cuja responsabilidade é do Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito da Rede Cegonha, a atenção à mulher durante a gravidez e pós-parto preconiza ações de prevenção e promoção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período. Uma atenção pré-natal de qualidade é capaz de diminuir a morbidade e a mortalidade materno-infantil, uma vez que a identificação do risco gestacional pelo profissional permite a orientação e os encaminhamentos adequados em cada momento da gravidez.
TOMASI, Elaine et al. Qualidade da atenção pré-natal na rede básica de saúde do Brasil: indicadores e desigualdades sociais. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, p. e00195815, 2017.
Joana apresenta 28 anos e sempre foi muito preocupada com a saúde. Regularmente frequenta sua médica Dra. Maria Isabel e faz exames periódicos. Certo dia, Joana não estava se sentindo muito bem e foi ao pronto socorro, pois sua médica estava de férias. Ao ser atendida, o médico realizou perguntas sobre quais eram os sintomas e desde que dia estava sentindo aqueles sintomas. Joana se queixa de cólicas e que sua menstruação está atrasada e desconfia que esteja grávida.
A respeito das ferramentas de indicadores de saúde, qual foi o tipo de morbidade realizado por Joana?
Escolha uma:
a.
Morbidade de letalidade.
b.
Morbidade laboratorial.
c.
Morbidade diagnosticada.
d.
Morbidade de sintomas.
e.
Morbidade referida.
...
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Falso. "Estado do indivíduo cujas funções orgânicas e mentais se acham em situação normal" é o que conta no dicionário Aurélio: AURÉLIO, Dicionário (1999).
Falso. Como está na alternativa anterior, a definição de saúde para o dicionário Aurélio é o estado do indivíduo cujas funções orgânicas e mentais se acham em situação normal.
Verdadeiro. Para o autor Dubos (1965) a saúde se verifica como o resultado do equilíbrio dinâmico entre indivíduo e seu meio ambiente.
Verdadeiro. Em termos clínicos práticos a saúde é identificada pela ausência de doenças diagnosticadas.
Letra E.
2. O tipo de morbidade utilizado por Joana foi a Morbidade Referida.
Letra E.
Abraços!
JeanPitagoras:
O primeiro esta certo. O segundo esta errado, seria morbidade referida.
Respondido por
40
1 : FFVV
2 Moribade Referida
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás