Biologia, perguntado por driika1975, 4 meses atrás

Nos serviços de saúde, a segurança do paciente demanda boas práticas de atenção à saúde, prevenção e reconhecimento das infecções transmissíveis e redução de seus efeitos. No Brasil, a Portaria 2616/98, do Ministério da Saúde (MS), e Norma Regulamentadora nº 32, do Ministério do Trabalho exigem a presença de profissionais controladores de infecção nesses serviços. Somados a isso, desde 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) adotou na sua atuação as ações previstas na Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso, as práticas de vigilância e monitoramento sobre o uso de sangue, saneantes, materiais, dispositivos, equipamentos e medicamentos aliam-se à vigilância e ao controle de eventos adversos (EA), incluindo as IRAS, em busca de uma atenção qualificada à saúde.

CAVALCANTE, Elisângela Franco de Oliveira et al . Implementação dos núcleos de segurança do paciente e as infecções relacionadas à assistência à saúde. Rev. Gaúcha Enferm., v. 40,n. spe,e20180306, 2019 .

O risco está presente em muitas ações e procedimentos que envolvem os pacientes dentro do hospital, as instituições de saúde criaram por lei, estruturas organizacionais, obrigatórias, ou não para atuar na minimização do mesmo. Entre essas estruturas, pode-se citar: a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a Comissão de Óbito Hospitalar, a Comissão de Prontuários Médicos e a Comissão de Farmácia e Terapêutica.

DISCORRA sobrea finalidade dessas comissões.

Soluções para a tarefa

Respondido por aehgestaoconteudo
1

Ao se considerar sobre a política de segurança do paciente, as comissões relacionadas tem as seguintes funções:

  • Comissão Controle Infecção Hospitalar: abordagem sobre ocorrência de infecções no ambiente do hospital;
  • Comissão de Óbito Hospitalar: avaliação dos óbitos ocorridos na instituição;
  • Comissão de Prontuários Médicos: verificação da qualidade dos prontuários presentes em cada internação;
  • Comissão de Farmácia e Terapêutica: verificação do uso de medicamentos e medidas terapêuticas tomadas.

Principais aspectos sobre segurança do paciente

O Programa Nacional de segurança do paciente consiste, de forma básica, em uma série de medidas adotadas para que haja uma menor ocorrência de problemas no momento em que um atendimento em saúde é prestado.

As circunstâncias que estão relacionadas com este tipo de atividade incluem, por exemplo, quedas da cama, mortes por causas hospitalares, falhas em procedimentos médicos ou, ainda, a aplicação inadequada de medicamentos variados.

Desta forma, alguns pontos destacados com relação aos cuidados em serviços de saúde incluem os seguintes:

  • Tem como objetivo contribuir, de maneira organizada, para a qualificação do cuidado em saúde realizado pelos estabelecimentos de todo o país;
  • Apresenta protocolos diversos relacionados com esta temática como higienização das mãos, prevenção de quedas e úlceras de pressão, segurança na prescrição e uso de medicamentos;
  • Desde o ano de 2013, com a RDC 36, todos os hospitais devem implantar o núcleo de segurança do paciente bem como notificar os eventos adversos ocorridos.

Para saber mais sobre serviço hospitalar: https://brainly.com.br/tarefa/41829247

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes