Nos seres humanos, a digestão é um processo que envolve um conjunto das transformações mecânicas e químicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo do sistema digestório para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.
Sobre esse processo, analise e relacione as colunas.
1. Boca
2. Faringe
3. Estômago
4. Intestino delgado
( ) Ocorre a deglutição.
( ) Ocorre a mastigação.
( ) Ocorre a quebra de proteínas e carboidratos.
( ) A ptialina atua sobre o amido.
( ) Ocorre a quebra de proteínas.
A sequência correta de cima para baixo é:
A
2, 3, 4, 1, 1.
B
2, 1, 4, 1, 3.
C
3, 4, 1, 2, 1.
D
3, 1, 4, 1, 2.
E
2, 4, 1, 1, 3.
Soluções para a tarefa
Resposta: B) 2, 1, 4, 1, 3.
Explicação:
(2) Ocorre a deglutição.
Por meio da deglutição, o bolo alimentar que estava na boca chega ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Na entrada da laringe há uma válvula de cartilagem, chamada epiglote, cuja função é controlar a passagem do bolo alimentar para o esôfago e evitar que o alimento entre no sistema respiratório.
(1) Ocorre a mastigação.
A mastigação é a fase inicial do processo digestivo, que se inicia na boca.
(4) Ocorre a quebra de proteínas e carboidratos.
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.
(1) A ptialina atua sobre o amido.
A Amilase Salivar (ou ptialina) é uma enzima da saliva que, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.
(3) Ocorre a quebra de proteínas.
A pepsina é uma enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago, sendo ativada pelo suco gástrico, e tem como função desdobrar as proteínas em peptídeos mais simples (aminoácidos). Ela só reage em meio ácido. Por isso, o estômago também produz ácido clorídrico (HCl).