Nos séculos XVII e XVIII, foram descobertos na América portuguesa vários veios auríferos que foram explorados pela população em favor da Coroa portuguesa. As principais capitanias produtoras do ouro foram Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Sobre a extração aurífera desse período, pode-se afirmar:
a)
Foi uma atividade econômica pouco controlada pelas autoridades metropolitanas portuguesas, ficando a cargo das lideranças locais.
b)
As notícias das descobertas de ouro fizeram com que um grande número de pessoas se dirigisse para as áreas de extração desse metal.
c)
Mesmo com a descoberta e extração do ouro em diversas localidades de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, o preço das mercadorias de consumo diário não sofreu um aumento, mantendo-se acessível à população.
d)
As autoridades representativas da administração portuguesa conseguiram impedir a prática do contrabando do ouro no Brasil colonial, através da promulgação de leis punitivas e rígido controle sobre os mineradores.
e)
As datas de extração mineral ficaram sob o controle dos indígenas, pois estavam situadas em seus territórios tradicionais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
letra D
Explicação:
eles conseguiram impedir
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
eles não conseguiram impedir, os santos do pau oco e armários baú são exemplos disso, as notícias atraíram tanta gente que Portugal foi forçada a impedir o transito de pessoas
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás