História, perguntado por tiagotome4526, 1 ano atrás

Nos séculos XVI e XVII os conflitos religiosos se disseminaram por toda a Europa provocando guerras e impondo um ambiente de perseguição e fanatismo. Diante desse contexto, o aparecimento de alternativas de paz envolveu o “princípio de tolerância” que pode ser associado à seguinte opção: (A) as crenças e opiniões devem ser expressas somente na intimidade; (B) os seres humanos devem respeitar as crenças e opiniões uns dos outros; (C) o Estado tem o dever de impedir que os seres humanos adotem crenças e opiniões falsas; (D) a opinião verdadeira tem o direito de se impor a todos os seres humanos; (E) a minoria deve adotar as opiniões e crenças da maioria.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
12
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa para apontar a resposta certa ao final:

a) Verdadeira. A ideia principal do princípio da tolerância era a manutenção da paz nos reinos europeus, o que ocorreria caso crenças e opiniões problemáticas não fossem divulgadas em público.

b) Falsa. A uniformidade aparente e conveniente de crença religiosa era o que muitas vezes permitia a manutenção da paz no período abordado. Não havia espaço para o respeito das crenças e opiniões alheias quando divulgadas.

c) Falsa. O Estado tinha o dever de obter a convivência pacífica dentro de uma uniformidade aparente.

d) Falsa. O princípio de tolerância não pretendia proteger as ditas crenças verdadeiras, mas sim manter a paz

e) Falsa. A minoria não deveria tornar suas opiniões e crenças públicas, não necessariamente abandoná-las.

Sendo a alternativa a a única verdadeira, trata-se da resposta correta.
Perguntas interessantes