Português, perguntado por prmarinha, 9 meses atrás

Nos romances em que a tensão atingiu ao nível da crítica, os fatos assumem significação menos "ingênua" e servem para revelar as graves lesões que a vida em sociedade produz no tecido da pessoa humana: logram por isso alcançar uma densidade moral e uma verdade histórica muito mais profunda. Há menor proliferação de tipos secundários e pitorescos: as figuras são tratadas em seu nexo dinâmico com a paisagem e a realidade socioeconômica (Vidas Secas, São Bernardo, de Graciliano Ramos), e é dessa relação que nasce o enredo. Passa-se do "tipo" à expressão; e, embora sem intimismo, talha-se o caráter do protagonista.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.

As obras São Bernardo (1934) e Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, representam

a) rupturas estéticas e políticas do autor em relação às tradições características do Romance de 30.

b) a busca da Geração de 30 por uma verdade única relacionada aos fatos históricos envolvendo o Brasil.

c) uma fase de escrita do autor marcada pela ingenuidade de sua crítica diante do contexto socioeconômico.

d) retratos e níveis distintos da miséria humana, uma causada pela ambição, e outra, pela extrema pobreza.

e) a ascensão social como horizonte de seus protagonistas, em crítica às desigualdades sociais existentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por EstudanteDeCansadas
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a) rupturas estéticas e políticas do autor em relação às tradições características do Romance de 30.

Não, pois os dois fazem parte da segunda geração do modernismo. As rupturas foram em relação ao conservadorismo literário que começou a ser quebrado desde o pré-modernismo.

b) a busca da Geração de 30 por uma verdade única relacionada aos fatos históricos envolvendo o Brasil.

Não, eles não buscavam por uma verdade única e sim expor a realidade brasileira para mostrar toda a miséria e condição humana dos personagens marginalizados.

c) uma fase de escrita do autor marcada pela ingenuidade de sua crítica diante do contexto socioeconômico.

Não, muito pelo contrário. Eles entendiam muito bem sobre o que acontecia no cenário da época, era por esse motivo que mostravam a realidade brasileira e faziam diversas críticas .

d) retratos e níveis distintos da miséria humana, uma causada pela ambição, e outra, pela extrema pobreza.

Certo. O primeiro se refere ao livro São Bernardo e o segundo , a Vidas Secas.

e) a ascensão social como horizonte de seus protagonistas, em crítica às desigualdades sociais existentes.

Não, Em vidas secas percebe-se que os personagens principais são uma família de retirantes que vive na extrema miséria.

Alternativa D

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