nos projetos podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. para um gerente de projetos, além da definição do escopo, é importante que ele saiba o que não faz parte do escopo para que possíveis conflitos sejam minimizados entre os stakeholders. o que caracteriza o escopo do produto de um projeto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Escopo de projeto: Trabalho necessário para construir o projeto.
Produto: Caracteriza funcionais para construir o produto.
Explicação:O que é escopo do produto?
Escopo do produto é o conjunto de características que descrevem o resultado final do projeto (o produto acabado). Ou seja, é entender quais são as expectativas do cliente em relação ao produto e levantar as suas características para entregar de acordo com o esperado.
Vamos a um exemplo simples para entender melhor.
Em um projeto de construção de uma casa, temos:
Cliente: futuro dono da casa, pessoa que solicitou a edificação.
Partes interessadas: demais moradores da casa, e vizinhança. Pessoas que podem interferir nas características dessa casa.
Produto: casa.
Escopo do produto: quantidade de cômodos, layout da parte externa, tamanho da garagem, quantidade de janelas e etc.
Cabe ao gerente de projetos conseguir identificar as expectativas das partes interessadas e estruturar o escopo do produto, que será resultante do projeto, e a partir disso estabelecer o escopo de projeto:
O que é escopo de projeto?
Escopo de projeto é o detalhamento de todo o trabalho necessário para entregar o produto final dentro das expectativas do cliente.
Se o escopo do produto é entender as características que o produto deve ter, escopo de projeto é mapear o trabalho necessário para construir essas características no produto resultante do projeto.
Por isso é necessário definir o escopo do produto para então definir o escopo de projeto: é preciso saber o que deve ser entregue para definir como será feito.
Vamos voltar ao exemplo da casa para entender melhor:
Cliente: futuro dono da casa, pessoa que solicitou a edificação.
Partes interessadas: demais moradores da casa, e vizinhança. Pessoas que podem interferir nas características dessa casa.
Produto: casa.
Escopo do produto: quantidade de cômodos, layout da parte externa, tamanho da garagem, quantidade de janelas, etc.
Escopo de projeto: comprar o terreno, contratar de mão de obra, obter licença da prefeitura, fazer terraplenagem, fazer fundação, comprar material, etc.
Resposta:
As características técnicas do produto a ser desenvolvido, que descrevem o que vai ser entregue pelo projeto.
Explicação: