Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, as fábricas apresentavam péssimas condições de instalação. Sua iluminação, ventilação e higiene era desapropriada para um ambiente que acomodava tantos trabalhadores. Não existiam nenhum equipamento de segurança, o que levava muitos operários a sofrerem acidentes constantes. Existiam severos regulamentos, que muitas vezes levavam aos maus-tratos dos trabalhadores.
1. Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas. *
1 ponto
a) Os trabalhadores viviam em plenas condições legais de trabalho. Exerciam funções exatas para sua área de atuação e estudo. Também tinham uma jornada de trabalho máxima de 6 horas diárias, o que lhes oportunizou uma vida digna com seus familiares.
b) Os trabalhadores enfrentavam um trabalho assalariado com baixa remuneração. Também tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, onde existiam, em geral, 15 minutos de folga para o almoço. Não existiam leis trabalhistas.
c) As condições de trabalho dentro das fábricas eram boas, uma vez que todo o sistema era mecanizado e existia o uso de operação por meio de computadores. Os operários mantinham-se sentados operando as máquinas por meio informatizado.
d) As condições de trabalho eram das mais diversas. Os trabalhadores tinham a opção de operar as máquinas de suas casas, através de trabalho home office. Os empregadores ofereciam assistência tecnológica para que os operários manuseassem tudo por meio da internet.
2. A condições de trabalho feminino durante a Revolução Industrial eram excludentes e diferenciadas das dos homens. As mulheres recebiam, até 60%, salários menores que o sexo masculino. Suas condições de trabalho eram insalubres e sofriam agressões físicas. Não havia cuidado pelas suas condições particulares de saúde com relação ao pós parto, gerando mortalidade materna e infantil. As crianças também trabalhavam nas fábricas, quais eram suas condições de trabalho? *
1 ponto
a) O trabalho infantil nas fábricas iniciavam a partir dos 5 anos. As crianças trabalhavam também na extração de carvão das minas. Sua carga horária chegava a exceder 16 horas, porém recebiam a quinta parte do salário de uma pessoa adulta.
b) O trabalho infantil era direcionado para crianças a partir dos 14 anos. Existia regulamentação de leis trabalhistas e não se podia exceder uma jornada de trabalho de 6 horas diárias. Também todas as crianças deveriam estar matriculadas em escolas e terem horas destinadas ao estudo.
c) As crianças que trabalhavam nas fábricas sofriam um regime diferenciado. Dentro desse ambiente elas recebiam tarefas de aprendizado, onde o maior objetivo era gerar um conhecimento sobre o mundo do trabalho. Após três anos de aprendizado eram encaminhadas para operar máquinas.
d) O trabalho infantil nas fabricas era direcionado para o lazer e os estudos. As crianças passavam boa parte das 4 horas diárias realizando oficinas de estudo. Também existiam momentos de lazer, onde professores ofereciam atividades esportivas para os mesmos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por Revolução Industrial, as ciências humanas compreendem como o período de grande desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII. Com o tempo, esse desenvolvimento espalhou-se para outras partes do mundo, como a Europa ocidental e os Estados Unidos. Assim, surgiu a indústria, e as transformações causadas por essa possibilitaram a consolidação do capitalismo.
A economia, a nível mundial, sofreu grandes transformações. O processo de produção de mercadorias acelerou-se bastante, já que a produção manual foi substituída pela utilização da máquina. O resultado foi o estímulo à exploração dos recursos da natureza de maneira excessiva, uma vez que a capacidade produtiva aumentou. A Revolução Industrial também impactou as relações de trabalho, gerando uma reação dos trabalhadores, cada vez mais explorados no contexto industrial.
B)
A)
1) As condições de trabalho durante o início da Revolução Industrial era as piores possíveis. O trabalho não era regulamentado e os trabalhadores enfrentavam longas horas de trabalho por dia.
Portanto a letra b está correta.
2) Era muito comum o trabalho infantil na época, já que com os baixos salários, as crianças necessitavam trabalhar para contribuir com as despesas familiares.
Portanto a letra a está correta.
Após serem expulsos do campo, os camponeses foram para as cidades inglesas, onde vendiam sua força de trabalho em troca de uma remuneração paga pelos burgueses. A falta de regulamentação fez com que fossem intensamente explorados, causando degradação e pobreza na vida dos trabalhadores.
As mulheres e crianças tinham preferência pela contração, pois recebiam menores salários do que os homens. Além disso as máquinas não exigiam força física, mas somente habilidade manual para operá-las. O trabalho de crianças e mulheres também eram estendidos para as minas de carvão.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25546906