Nos primeiros séculos da colonização, a música que se fazia no Brasil estava diretamente ligada à igreja e era eminentemente embasada na tradição portuguesa. Os jesuítas escreviam autos em língua local, ensinavam as crianças indígenas a cantar, a dançar, a tocar flauta, viola e até cravo. Sabe-se que os indígenas brasileiros também tinham suas práticas musicais, mas as fontes para o estudo dessas práticas são poucas e, na sua maioria, são relatos de viajantes ou documentos oficiais para noticiar ao reino. .
Jean de Ler y, que chegou ao Brasil em função da França Antártica, descreve a música dos indígenas em um documento de viagem (1557). Aos ouvidos europeus a impressão causada por tal documento é assim descrito: “Durante mais de duas horas, 500 ou 600 selvagens não cessaram de cantar e dançar. Um canto em uníssono de tessitura reduzida e notas repetidas”.
Considerando as informações do texto acima, assinale a opção correta.
a- ( ) Os jesuítas foram os primeiros a transcrever as melodias cantadas pelos indígenas.
b- ( ) Pero Vaz de Caminha foi o primeiro jesuíta a ensinar música aos indígenas brasileiros.
c- ( ) a visão dos portugueses de que a música dos indígenas era lasciva e diabólica advém da pouca vari-ação instrumental e do excessivo uso de instrumentos de sopro.
d- ( ) a ação dos jesuítas com relação ao ensino da música tinha como finalidade a catequese
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
Resposta:
D
Explicação:
A missão jesuíta ao vim para o Brasil, tinham 2 objetivos: Catequizar os os índios com o intuito de expandir a fé católica, e introduzir a cultura européia.E a musica foi um jeito de se aproximarem com os índios, e expandir a religião católica.
Respondido por
0
Resposta:
alternativa correta letra D
Explicação:
A ação dos jesuítas com relação ao ensino da música tinha como finalidade a catequese.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás