Nos primeiros anos da Revolução Industrial, as jornadas nas fábricas eram desumanas. Os operários chegavam a trabalhar 12, 14 ou mesmo 16 horas por dia e, ainda, submetidos a um ritmo de produção bastante intenso. Assinale a alternativa que melhor define as estratégias dos donos das fábricas para impor esse ritmo aos trabalhadores.
A pagamento de um excelente salário acompanhado de ameaça de desemprego.
B ameaça direta dos capatazes e indireta do desemprego.
C férias a cada seis meses e pagamento de bônus por produção extra.
D prêmios semanais para os três operários mais produtivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
Os trabalhadores no período da Revolução Industrial, era tratados com violência e ameaças e eram punidos severamente com castigos físicos.
Espero ter ajudado.
A alternativa que define as estratégias dos donos das fábricas para impor condições desumanas de trabalho aos seus funcionários é resumida da maneira mais adequada pela letra B.
As demais alternativas descrevem vantagens e direitos trabalhistas que simplesmente não existiam para os trabalhadores de fábricas da Revolução Industrial.
As condições de trabalho da Revolução Industrial
A) Incorreta. A ameaça do desemprego era um fator relevante, mas o salário era uma quantia miserável. A remuneração semanal de um homem adulto, com a conversão de valores, equivalia a aproximadamente 10 centavos. Mulheres ganhavam metade disso por semana, e as crianças, apenas um décimo desse valor.
B) Correta. A alternativa às horríveis condições de trabalho insalubres, impostas na prática pelos capatazes, eram o desemprego, e provavelmente a fome como consequência.
C) Incorreta. Não existia o conceito de valorizar o trabalho dos funcionários baseando-se na circunstância de sua produtividade exceder o que foi planejado.
D) Incorreta. A única recompensa para o trabalho nas fábricas era o salário pago semanalmente.
Saiba mais sobre a Revolução Industrial e cada uma de suas fases em https://brainly.com.br/tarefa/39063667
#SPJ3