História, perguntado por maryy9980, 11 meses atrás

Nos primeiros anos após a Independência do Brasil, formou-se um governo dissidente em 2 de julho de 1824. Apoiado pelas classes populares urbanas, por negociantes do Recife e proprietários rurais ligados à cultura do algodão, o movimento buscou reunir Pernambuco às províncias do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e estender sua ação até o Piauí e Ceará com um governo federativo e republicano..A consolidação do Império Brasileiro pós-independência foi marcada, desde o início, por conflitos em torno de um modelo de Estado centralizado, resultando na eclosão de movimentos de resistência.A qual movimento dessa natureza esse texto faz menção? *


a) Balaiada
b) Sabinada
c) Revolta dos Malês
d) Confederação do Equador


Soluções para a tarefa

Respondido por giseleglaucoo
68

Resposta: Letra D Confederação do Equador

Respondido por Guimasf
0

A Letra D está correta. O texto faz referência ao movimento da Confederação do Equador. Esse movimento começou em Pernambuco e tinha caráter separatista e republicano, e de Pernambuco se espalhou para outras províncias. O movimento teve grande adesão popular.

Confederação do Equador

Ocorreu em 1824 e teve como motivação o autoritarismo de Dom Pedro I e a Constituição de 1824. Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará aderiram ao movimento. Outros motivos para a revolta foram a situação econômica das províncias e a influência do pensamento liberal.

Em agosto de 1824, começou uma violenta repressão pelas forças do Império. Em novembro, as forças imperiais saíram vitoriosas. Além das mortes, como retaliação, D. Pedro diminuiu a província de Pernambuco.

Leia sobre o Primeiro Reinado: https://brainly.com.br/tarefa/32472775

#SPJ2

Perguntas interessantes