Química, perguntado por lucasknana, 1 ano atrás

Nos mecanismos de substituição nucleofílica SN2, o nucleófilo ataca o carbono sp3 no lado oposto ao grupo de saída, ou seja, o carbono sofre um ataque pelo lado de trás. Um exemplo é o esquema apresentado abaixo:

A tabela abaixo relaciona velocidades relativas de reações SN2 para alguns brometos de alquila com Cl-.
Haleto de Alquila Classe do Haleto de Alquila Velocidade Relativa

Metila 1200

Primário 40

Primário 16

Secundário 1

Terciário Muito lenta para ser medida

Explique o comportamento observado da velocidade relativa para as reações dos haletos de alquila da tabela com o Cl-.


Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gwiethaus
3

Duas consequências podem ocorrer: O carbocátion terciário é muito mais estável devido ao grupo eletron-doador da metila. Além disto existe o efeito estéreo do grupo que impede a entrada do nucleófilo pelo lado oposto. A reação é mais favorável a ser uma SN1. Desta forma uma reação que envolve a concentração do nucleofilo e substrato. a velocidade que ocorre de forma mais rápida e concertada é o carbono primário metila, pois não há o efeito estéreo acentuado e a formação do carbocátion é a mais instável propiciando carga momentânea de forma que possa entrar de um lado o nucleófilo e a saída do íon. Possui menor estabilização da cadeia. A ordem é CH3 >> C-rimário> C-secundário>> C-terciário.


Uma das características marcantes da SN2 é que passa pela formação de um estado de transição enquanto que a formação de carbocátion passa de um estado intermediário. No carbocátion intermediário existe a possibilidade de transferência de hidreto ou radical enquanto que no estado de transição a possibilidade é muito pequena ou inexiste.


O Cloro consegue deslocar o Bromo por ser mais eletronegativo, de maior afinidade (caso especial para o HF). Se houvesse uma reação inversa seria quase que extremamente lenta, ou não ocorreria. Apesar de no momento da reação existir um equilíbrio destas duas espécies.
O ácido é amis fraco em relação ao HBr, mas sua base é mais forte, assim desloca o Br- que é uma base mais fraca. de seu ácido conujugado que é mais forte.


Estou enviando em anexo um material de estudo que fiz de orgânica avançada na USP, ele é bem didático.

Anexos:

lucasknana: Obrigado pela ajuda. Uma pergunta, você abriu o anexo que postei? Gostaria de saber se essa resposta vale para a pergunta em anexo? Valeu.
gwiethaus: Sim, abri
gwiethaus: olhe o material que te enviei que também vai te dar uma luz.
Perguntas interessantes