Nos mamíferos, inclusive no homem, a redução da concentração de oxigênio e o aumento da concentração de gás carbônico produz inconsciência e analgesia. Da mesma forma, a adição de um determinado gás ou vapor ao ar atmosférico que o paciente está respirando pode produzir o mesmo efeito. PISANO, G.A; PALUDO, M.M; AMARO, M.M.R. Biossegurança e Bioética. 22ª ed. Maringá-PR. Unicesumar, 2019. 60 p. Sobre a biossegurança no manuseio de gases anestésicos podemos afirmar: I - Os gases anestésicos são substâncias frequentemente utilizadas em procedimentos que exijam anestesia e podem acarretar riscos para a saúde humana quando não manipulados corretamente. II - Os efeitos agudos da exposição a esses gases caracterizam-se por tonturas, alterações do humor, náuseas, fadiga e falta de coordenação dos movimentos. III – Nos locais onde os gases anestésicos estão disponibilizados para os procedimentos existem múltiplas fontes potenciais de fuga do mesmo para a atmosfera, incluindo as válvulas de escape, conexões no circuito ventilatório, defeitos nas traqueias de plástico, nos balões de insuflação e nos foles do ventilador ou conector em Y. IV –Os riscos ocupacionais para profissionais do sexo feminino expostas a esse tipo de gás são o aborto espontâneo,anormalidades congênitas no feto, câncer (cervical), doenças hepáticas e renais. No sexo masculino temos risco aumentado de hepatopatias e de anomalias congênitas nos filhos. V – Apesar da monitorização ambiental ser exigida pela tecnovigilância, não é necessário avaliar as concentrações dos gases anestésicos, aferir a eficácia das medidas de controle, identificar potenciais fontes de fuga e adaptar a periodicidade da vigilância médica dos trabalhadores expostos de acordo com os resultados obtidos É correto o que se afirma SOMENTE EM: Alternativas Alternativa 1: I , II e III Alternativa 2: I, II, III e IV Alternativa 3: I, II, III, IV e V Alternativa 4: II, III e V Alternativa 5: II e III
Soluções para a tarefa
Sobre a biossegurança no manuseio de gases anestésicos, é correto o que se afirma na alternativa 2) I, II, III e IV.
Biossegurança
A biossegurança é definida como uma coleção de medidas guiadas para ações que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos ligados à atividades que podem acometer a saúde humana, animal, ambiental ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
A tecnovigilância, por sua vez, é o sistema responsável por "vigiar" se essas regras de segurança estão sendo seguidas.
Assim, a alternativa V - Apesar da monitorização ambiental ser exigida pela tecnovigilância, não é necessário avaliar as concentrações dos gases anestésicos, aferir a eficácia das medidas de controle, identificar potenciais fontes de fuga e adaptar a periodicidade da vigilância médica dos trabalhadores expostos de acordo com os resultados obtidos - está INCORRETA devido ao fato de dizer que não é necessário seguir as diretrizes definidas pela regras da biossegurança.
Ao fazer isso, a saúde humana, animal, ambiental ou a qualidade do trabalho pode ser comprometida e pode, inclusive, gerar consequências irreversíveis à saúde.
Saiba mais sobre biossegurança: https://brainly.com.br/tarefa/20539842
#SPJ1