Nos mais diversos níveis, servidores públicos e da iniciativa privada, em suas variadas funções, devem pautar suas condutas pelas normas vigentes e pelo respeito aos valores éticos e morais da instituição. Considere os casos hipotéticos relacionados ao funcionário público martins, sua repartição pública e suas reações, independentes e apresentados a seguir
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de ética, podemos afirmar que a resposta correta está na letra E, ou seja, apenas a assertiva III é verdadeira.
Sobre a ética e análise das assertivas
O decreto n° 1.171/94 verte sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, estendido para os demais casos de ética dos servidores públicos, como é o caso em tela.
I - Falsa - O servidor público não deve exercer sua função e/ou autoridade em situações cuja finalidade seja destoe do interesse público, ainda que observe os demais preceitos e formalidades legais. Da mesma forma, não deve usar seu cargo para obter qualquer tipo de favorecimento.
II - Falsa - Cabe ao servidor comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.
III - Verdadeira - Tal atitude favorece e otimiza a forma adotada pela Administração Pública para que os servidores cumpram suas atividades.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"I. A repartição celebrou um contrato cuja empresa X é a contratada direta para determinado fornecimento. A empresa X convida Martins para elaborar, remuneradamente, o cronograma físico financeiro da empresa X, dentre outras atividades, para o fornecimento do serviço. Consultando o regimento interno da repartição, Martins viu que não havia impedimento legal e aceita a proposta.
II. Martins verificou que seu chefe imediato tomou uma série de atitudes que beneficia a si (chefe) com potencial prejuízo para a repartição pública à qual está funcionalmente vinculado. Por se tratar de um conhecido de trabalho e de seu chefe, decidiu não denunciar o chefe e colega.
III. Um colega de trabalho, ouvindo de terceiros que Martins terá uma reunião fora da sede, ao saber o endereço, a data e o horário de sua reunião, oferece-lhe uma carona em veículo oficial que será utilizado pelo primeiro para desempenho de outra atividade profissional da repartição. Martins aceita a oferta feita pelo colega.
Com base nas informações contidas em cada caso, está(ão) de acordo com a ética:
(A) Apenas I.
(B) I, II e III.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II.
(E) Apenas III."
Saiba mais sobre ética em: brainly.com.br/tarefa/49302533
#SPJ4