Nos humanos, durante a fase S, o DNA de cada cromossomo se replica. A duplicação é fundamental para que, ao final da divisão mitótica, as duas células filhas recebam o mesmo número de cromossomos da célula mãe. BITNER-MATHÉ, Blanche C. Genética básica. V. 1 – 2. Ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. O número de cromossomos na espécie humana totaliza 46 cromossomos em células diploides. Assinale a alternativa que representa a quantidade de cromossomos encontradas em células epidérmicas, células musculares, nos espermatozoides e nos óvulos
Soluções para a tarefa
A quantidade de cromossomos encontradas em células epidérmicas, células musculares, nos espermatozoides e nos óvulos, é respectivamente, 46, 46, 23, 23.
Número de Cromossomos nas Diferentes Células Humanas
Para entender melhor sobre a quantidade de cromossomos encontradas nos diferentes tipos de células, se faz necessário entender sobre os dois grupos de células que formam um corpo, são elas:
- Células Somáticas
- Células Gaméticas
As células somáticas são todas as células não sexuais, ou seja, são todas com exceção dos espermatozoides e ovócitos. As células somáticas apresentam um conjunto completo de cromossomos normalmente encontrado na espécie, ou seja, em humanos, apresentam 46 cromossomos. Entre as células somáticas, podemos dar como exemplo:
- Célula muscular
- Célula Esquelética
- Célula Epidérmica
- Célula Nervosa
Por sua vez as células gaméticas, apresentam metade do número de cromossomos da espécie, que no caso de humanos, são 23 cromossomos no total. Isso é fundamental para a formação de um organismo que tenha metade dos cromossomos herdados da mãe e a outra metade doados pelo pai.
- Espermatozoide
- Óvulo
Para aprender mais sobre a quantidade de cromossomos, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/4058686
#SPJ4