Sociologia, perguntado por Regisson, 11 meses atrás

Nos estudos sobre o conceito de trabalho, vimos em Marx que o trabalho corresponde a qualquer dispêndio de força humana com vista a realizar um determinado objetivo previamente definido. Nesse sentido, segundo o autor: "os momentos simples do processo de trabalho são, em primeiro lugar, a atividade orientada a um fim, ou o trabalho propriamente dito; em segundo lugar, seu objeto e, em terceiro, seus meios.". (MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital, 2013, p. 328).

Considerando os conhecimentos sobre o conceito de trabalho, segundo Marx, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Você esqueceu as alternativas:

a) A base material de produção determina a estrutura e o processo de desenvolvimento da vida do homem em sociedade e, deste modo, é pela produção material, ou seja, pela economia, que se devem iniciar os estudos sobre a sociedade.

b) A dimensão econômica da sociedade corresponde à superestrutura mediante a qual emergem as relações de produção, tendo o trabalho como componente fundamental da atividade humana.

c) É por meio do trabalho que o homem se transforma e transforma a história, preservando a natureza. Neste sentido, a relação aqui estabelecida é do homem com a natureza em detrimento do homem com os outros homens.

d) Marx afirma que a infraestrutura é condicionada pela superestrutura que, por sua vez, se reflete na sociedade, ou seja, a base econômica determina a dimensão política, jurídica e ideológica da sociedade.

Agora podemos.

A alternativa A está correta.

Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.

Perguntas interessantes